Países da UE já têm as vacinas suficientes para vacinar 70% dos adultos até ao final de julho

Os Estados-membros já receberam vacinas suficientes para conseguirem vacinar 70% dos adultos até ao final de julho. Ao todo, neste momento, 53% da população da UE já recebeu pelo menos uma dose.

A presidente da Comissão Europeia anunciou este sábado que já entregou as vacinas suficientes aos Estados-membros para que estes possam vacinar pelo menos 70% dos adultos da população da União Europeia “ainda este mês”.

Tenho boas notícias para os cidadãos europeus hoje. A UE cumpriu com a sua palavra“, afirma Ursula Von der Leyen em comunicado em que anuncia que a União Europeia atingirá mais rapidamente a meta de ter 70% dos adultos com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, alcançando-a já no final de julho. O objetivo inicial era vacinar 70% dos adultos até ao final do verão (setembro).

Até este domingo, a Comissão Europeia entregou no total, desde o início da campanha de vacinação, cerca de 500 milhões de doses de vacinas que foram distribuídas por todas as regiões da União Europeia. “A UE cumpre”, sublinha Von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia assinala que a campanha de vacinação temacelerado tremendamente desde o início do ano” e argumenta que a abordagem comum do processo de compra das vacinas foi um “sucesso”.

Acresce que Von der Leyen garante que, dado que a Covid-19 “ainda não foi derrotada”, a Comissão está preparada para entregar mais doses, “incluindo contra novas variantes”.

A terminar, a presidente do executivo comunitário deixa um apelo aos Governos para que “façam tudo” o que está ao seu alcance para aumentar o ritmo de vacinação. “Só assim vamos ficar seguros”, remata.

53% da população da UE já recebeu pelo menos uma dose

De acordo com os dados do Our World In Data, 53% da população da União Europeia já recebeu pelo menos uma dose. Relativamente à população adulta, a percentagem será significativamente maior.

A média da UE compara diretamente com os quase 55% registados nos Estados Unidos. Contudo, há alguma divergência entre os Estados-membros, existindo vários países que já ultrapassaram os EUA, como é o caso de Portugal (58%), a Itália e a Alemanha, por exemplo.

Mais à frente no processo de vacinação está Israel, o Reino Unido e o Canadá, com mais de 65% da população com pelo menos uma dose.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Países da UE já têm as vacinas suficientes para vacinar 70% dos adultos até ao final de julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião