“A corrupção retira valor à economia portuguesa”, diz Eurico Brilhante Dias

  • ECO
  • 11 Julho 2021

O secretário de Estado da Internacionalização admite que a corrupção retira valor à economia portuguesa, mas considera que "ainda não há um dano reputacional" para o país a nível internacional.

Eurico Brilhante Dias afirma em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios que casos de alegada corrupção como o de Joe Berardo e Luís Filipe Vieira são prejudiciais para a economia portuguesa e admite que “as nossas instituições, num determinado momento, não foram capazes de precaver comportamentos que danificam a perceção sobre o funcionamento da sociedade“. Contudo, afasta a ideia de que a perceção internacional face a Portugal mudou.

Neste momento não sinto isto como um dano [reputacional internacional]. Portugal não é um país particularmente visto como um país onde há mais corrupção do que noutros. Isso deve dizer e sublinhá-lo de forma muito acentuada“, aponta o secretário de Estado da Internacionalização, assinalando também que estes casos mostram que a justiça portuguesa está a funcionar. Porém, admite que “a corrupção retira valor à economia portuguesa”.

Na mesma entrevista, Eurico Brilhante Dias prevê que o stock de investimento direto estrangeiro (IDE) em Portugal supere os 150 mil milhões de euros, um valor recorde da economia portuguesa, e diz acreditar na recuperação das exportações (de bens e de serviços) em 2022 para níveis próximos dos de 2019. Relativamente à falta de componente como chips, o secretário de Estado acredita que o problema ficará resolvido até ao final do ano. Sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, Brilhante Dias diz que tanto há interesse de empresas portuguesas nos investimentos noutros países como empresas estrangeiras estão de olho no PRR português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“A corrupção retira valor à economia portuguesa”, diz Eurico Brilhante Dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião