Finerge compra novas turbinas eólicas à GE e à Vestas para instalar em Portugal

  • Capital Verde
  • 12 Julho 2021

O sobreequipamento que a Finerge está a fazer em alguns dos seus parques eólicos está incluído no plano estratégico que a empresa aprovou em 2019

A Finerge anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com a GE Renewable Energy para o fornecimento de cinco novos aerogeradores, destinados aos projetos de sobreequipamento dos parques eólicos do Toutiço e da Lagoa de D. João, com uma capacidade adicional de 29 MW.

O contrato inclui o fornecimento e a instalação das turbinas eólicas (cada uma com 5,8 MW), que serão as de maior capacidade onshore no país e também as maiores em altura. A GE também prestará serviços aos parques eólicos em questão durante os próximos dez anos. A entrega destes aerogeradores, está prevista para o segundo semestre de 2022.

“É a terceira vez este ano que anunciamos a compra de aerogeradores para sobreequipamento eólico. Fazemo-lo porque cada compra significa o reforço e investimento em parques eólicos, criando mais abastecimento de energia renovável à rede ibérica. Acreditamos que, desta forma, estamos a contribuir ativamente para um futuro melhor, mais sustentável e com uma pegada ecológica cada vez menor, caminhando no sentido da tão ambicionada – e necessária – neutralidade carbónica. Com mais e melhor equipamento, como é o caso deste adquirido à GE Renewable Energy, dotamos o país de mais soluções de energia limpa”, afirma Pedro Norton, CEO da Finerge.

O sobreequipamento que a Finerge está a fazer em alguns dos seus parques eólicos está incluído no plano estratégico que a empresa aprovou em 2019, no qual definiu o regresso ao desenvolvimento do licenciamento e construção de raiz de unidades de produção de energia elétrica de fonte renovável, o que já não acontecia há dez anos.

Recentemente, a Finerge chegou também a acordo com a Vestas para o fornecimento de seis novos aerogeradores, destinados aos projetos de sobreequipamento de um parque eólico da Finerge, com uma capacidade adicional de 25 MW.

Este contrato inclui o fornecimento e instalação destas turbinas eólicas, V150-4,2 MW. A Vestas também prestará serviços ao parque eólico em questão, no norte de Portugal, durante os próximos 20 anos. A entrega destes aerogeradores está prevista para o segundo trimestre de 2022, com o início do seu funcionamento previsto para o último trimestre desse ano.

Já em janeiro a Finerge tinha anunciado a compra de aerogeradores à Vestas, para sobreequipar os primeiros quatro parques de um conjunto de projetos de sobreequipamento eólico de mais de 70 MW, já licenciados, de que a Finerge está a iniciar a construção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finerge compra novas turbinas eólicas à GE e à Vestas para instalar em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião