Banca afunda antes dos resultados da OPA ao BPI
As quedas do BPI e do BCP arrastaram o PSI-20, que acabou por encerrar a sessão a perder 0,07%.
Imediatamente antes de ser conhecido o resultado da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelo CaixaBank, o BPI fechou a sessão desta quarta-feira a afundar mais de 6%. A queda foi acompanhada pelo BCP, que tombou 7%, na véspera de colocar em negociação mais 14 mil milhões de novas ações.
O resultado da OPA foi anunciado esta tarde na Euronext Lisboa e revelou que o CaixaBank ficou com 84,52% do BPI, o que não permite ao banco catalão avançar com a aquisição potestativa das restantes ações. O banco liderado por Fernando Ulrich vai ficar em bolsa, mas com muito menos liquidez, uma vez que o CaixaBank fica com a quase totalidade dos títulos.
O BPI caiu 6,58%, para 1,05 euros, e o BCP recuou 7,01% para 14,6 cêntimos, acabando por arrastar o PSI-20, que encerrou a sessão a perder 0,07%, para os 4.560,11 pontos.
A impedir maiores quedas esteve o setor energético. A EDP subiu 2,91%, para os 2,76 euros, e a EDP Renováveis avançou 1,55%, para os 6,14 euros. Já a REN somou 2,14%, para os 2,62 euros.
Também a Pharol se destacou pela positiva. A empresa de telecomunicações disparou 9,71%, para os 33,9 cêntimos, numa altura em que a Oi prossegue o seu plano de recuperação perante o interesse de investidores na operadora brasileira.
Notícia atualizada às 16h50 com mais informações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banca afunda antes dos resultados da OPA ao BPI
{{ noCommentsLabel }}