Trump desejou bom ano à China… 16 dias depois

  • Lusa
  • 9 Fevereiro 2017

O novo ano lunar foi no dia 28 de janeiro, mas Trump só agora enviou um carta de felicitações a Xi Jinping.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, a desejar felicidades para o Ano Novo Lunar, quase uma semana após o fim das celebrações na China.

Trump foi o único líder norte-americano em anos recentes que não enviou felicitações no início do ano novo chinês, que este ano calhou a 28 de janeiro, gerando especulações na China se se tratou de um gesto intencional.

Um comunicado difundido na quarta-feira pela Casa Branca revela que Trump escreveu a Xi desejando umas boas férias ao povo chinês, que terminaram na quinta-feira passada, e expressando a sua vontade de trabalhar em conjunto para “desenvolver uma relação construtiva”.

Após vencer as eleições e antes de tomar posse, Trump sugeriu por várias vezes que Washington poderá rever a política de “uma só China”, vista por Pequim como uma garantia de que Taiwan é parte do seu território e não uma entidade política soberana.

O líder norte-americano acusa também Pequim de práticas comerciais desleais e de fazer pouca pressão para que a Coreia do Norte abandone o seu programa nuclear.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump desejou bom ano à China… 16 dias depois

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião