EUA voltam a recomendar uso de máscara mesmo a quem está vacinado
Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos considera que as pessoas vacinadas contra o novo coronavírus devem usar máscara nas escolas e locais públicos fechados.
As autoridades de saúde norte-americanas recomendaram esta terça-feira que mesmo as pessoas vacinadas contra o novo coronavírus devem voltar a usar máscaras nas escolas e em espaços públicos fechados, avança o The New York Times (acesso pago, conteúdo em inglês). Esta recomendação representa uma reviravolta nas decisões tomadas há apenas dois meses.
A situação pandémica nos Estados Unidos está a mudar, com os casos de infeção a aumentarem nas zonas com baixas taxas de vacinação. Dados do Governo indicam que menos de 50% da população norte-americana está totalmente vacinada. E se há dois meses o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) considerava que as pessoas vacinadas não precisavam de usar máscaras em locais fechados, agora mudou de ideias.
Esta terça-feira, o CDC recomendou que mesmo quem está vacinado deve usar máscara nas escolas e nos locais públicos fechados, pelo menos nas zonas onde os casos de infeção estão a crescer. Isto depois de novos estudos científicos terem mostrado que mesmo as pessoas vacinadas podem ser infetadas pelo coronavírus e altamente portadoras do vírus, diz o The New York Times.
Na semana passada, as autoridades de saúde dos Estados Unidos afirmaram que a variante Delta representa mais de 80% das novas infeções, tendo havido um aumento de 32% nos internamentos hospitalares. Ontem, foi também decidido manter as restrições existentes às viagens internacionais.
Biden admite tornar vacinação obrigatória para funcionários públicos
O presidente norte-americano disse esta terça-feira estar a avaliar a necessidade de os funcionários públicos da federação terem obrigatoriamente de ser vacinados, dado alto risco de contágio da variante Delta. “Quanto mais aprendemos sobre este vírus e a variante Delta, mais temos de nos preocupar”, disse Joe Biden, em declarações aos jornalistas, citado pela Bloomberg.
“Há apenas uma coisa que sabemos com certeza: se essas outras 100 milhões de pessoas fossem vacinadas, estaríamos num mundo muito diferente”, acrescentou o Presidente. “Portanto, sejam vacinados”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA voltam a recomendar uso de máscara mesmo a quem está vacinado
{{ noCommentsLabel }}