Aquila Capital e Axpo Iberia celebram contratos para carteira de 25 MW de solar em Portugal

  • Lusa e ECO
  • 28 Julho 2021

Segundo as duas empresas, a Axpo Iberia prestará serviços de representação das centrais e comprará a energia 100% renovável à Aquila Capital, empresa de investimento.

A Aquila Capital celebrou contratos de compra e venda de energia de longo prazo (PPA) e serviços de representação com a Axpo Iberia para uma carteira de energia solar de 25 megawatts (MW) de quatro centrais fotovoltaicas em Portugal, anunciou a empresa esta quarta-feira.

Segundo as duas empresas, a Axpo Iberia prestará serviços de representação das centrais e comprará a energia 100% renovável à Aquila Capital, empresa de investimento.

Este portefólio de centrais fotovoltaicas localizado em Portugal faz parte da carteira da Aquila Capital de cerca de 700 MW em Portugal.

A carteira, com uma capacidade instalada de cerca de 25 MW, produzirá cerca de 58 gigawatts-hora (GWh) de energia solar por ano, equivalente ao consumo anual de energia de 11.000 lares portugueses e à poupança de um volume de emissões de mais de 12.000 toneladas de CO2.

Com a assinatura destes últimos contratos de compra e venda de energia de longo prazo, a Aquila Capital encerra uma série de acordos de compra de energia a longo prazo com a Axpo, com uma duração entre cinco e sete anos.

“Este é o primeiro conjunto de contratos de compra e venda de energia a longo prazo que fechamos para um portefólio completo em Portugal. Através destes contratos, reforçamos o nosso compromisso para promover a transição energética e apostamos numa economia livre de carbono. Consideramos a Axpo um parceiro estratégico na obtenção deste objetivo”, assinalou Marcos Dominguez, diretor de Power Markets da Aquila Capital para a Península Ibérica.

Por seu lado, Ignacio Soneira, diretor-geral da Axpo Iberia, frisou que, “depois deste último acordo assinado, este é um marco importante de vários anos frutíferos de colaboração com a Aquila Capital, um parceiro competitivo e de confiança que reforça a nossa posição no mercado de venda de energia a longo prazo na Península Ibérica”.

“Estamos certos de que esta colaboração continuará no futuro para contribuirmos juntos para a descarbonização do sistema mediante a promoção de projetos sustentáveis e rentáveis economicamente”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aquila Capital e Axpo Iberia celebram contratos para carteira de 25 MW de solar em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião