Dias da Fonseca (Brokerslink): fracasso da fusão Aon-WTW é “uma vitória”

  • ECO Seguros
  • 28 Julho 2021

O fim do projeto de fusão constitui resultado positivo dado que, durante algum tempo, preocupou o setor, revela o presidente da Brokerslink, rede de corretagem presente em mais de 120 países.

O abandono do projeto para a combinação Aon-WTW, transação que criaria novo líder mundial na indústria de corretagem, “é, de certo modo, uma vitória” para a concorrência e as empresas, considera José Manuel Dias da Fonseca, CEO do grupo MDS e também fundador e presidente da Brokerslink, rede internacional de corretagem independente com atividade em 122 países.

Num comentário publicado no site da entidade participada pela portuguesa MDS, Dias da Fonseca nota que o projeto de consolidação, por combinação da Aon Plc com a Willis Towers Watson (WTW) constituía, há algum tempo, uma “preocupação” para os gestores de risco. Agora, embora seja ainda cedo para se compreender completamente o impacto do fracasso, o colapso da operação já é, de certa maneira, “uma vitória” para o setor e a concorrência.

Enquadrando o desfecho do processo, afirma que a nova administração norte-americana (EUA) terá sido determinante na alteração de mentalidades e atuação dos reguladores. Menor tolerância com situações de monopólio e abordagem favorável à criação de ambiente económico mais concorrencial terão sido fatores decisivos para o fracasso do acordo Aon-WTW, articulou o líder do grupo MDS.

“Os gestores de risco manifestaram preocupação quanto ao valor e impacto potencial” que a fusão criaria em termos de escolhas e alternativas. Se as coisas mudam, agora que o negócio caiu, “é o que será acompanhado de perto pela profissão,” lê-se no comentário também dirigido aos corretores da rede internacional.

Enquanto durou, o projeto de fusão agitou o setor, reconhece o responsável da Brokerslink, concordando que se assistiu a uma dinâmica de investimento para aproveitar oportunidades de crescer no mercado e a transferência de talento entre vários concorrentes.

Aceda aqui ao texto publicado em língua inglesa (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dias da Fonseca (Brokerslink): fracasso da fusão Aon-WTW é “uma vitória”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião