Galp compra 220 MW de projetos solares em Espanha

Com este projeto, empresa petrolífera portuguesa expande o seu portefólio de renováveis para mais de 4 GW na Península Ibérica.

A Galp assinou um acordo final com a Enerland, empresa espanhola de energias renováveis, para a aquisição, desenvolvimento e construção de um portefólio renovável em Espanha, com uma capacidade agregada de 220 megawatts (MW).

A operação envolve a aquisição de um cluster de projetos que totalizam 62 MW em Saragoça, com início de construção para breve — fase Ready-to-Build (RTB) — e Data de Operação Comercial (COD) prevista para 2022, anuncia esta segunda-feira a empresa em comunicado enviado à CMVM.

Adicionalmente, compreende três projetos nas Comunidades Autónomas de Castela e Leão e Aragão totalizando 161 megawatts em estado avançado de desenvolvimento, com COD prevista para 2023.

Este acordo insere-se na estratégia da Galp que visa o crescimento de um portefólio competitivo de geração renovável e está alinhado com as orientações de alocação de capital apresentadas em junho no Capital Markets Day.

Com esta expansão no portefólio, a capacidade total a 100% de produção de energia renovável da Galp aumenta para c.4,1 GW na Península Ibérica, dos quais 926 MW já se encontram em operação. Esta aquisição representa mais um passo na ambição da empresa de ter mais de 4 GW em operação até 2025 e 12 GW até 2030.

O novo líder da empresa petrolífera portuguesa, Andy Brown, já tinha destacado que o mercado espanhol de energias renováveis é “muito atrativo”, cheio de “oportunidades” e a Galp “vai continuar a olhar para eles”. Em setembro do ano passado, a Galp fechou um negócio de 326 milhões com espanhola ACS e tornou-se líder no solar na Península Ibérica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp compra 220 MW de projetos solares em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião