Allianz admite que litígio sobre fundos vendidos nos EUA terá impacto nas contas

  • ECO Seguros
  • 5 Setembro 2021

A matéria sob investigação da autoridade financeira (SEC) e do ministério da Justiça (DoJ) tem origem em alegadas perdas nos fundos estruturados Alpha, uma família de produtos financeiros complexos.

A Allianz SE confronta-se com um processo na Justiça norte-americana, contra a subsidiária local de gestão de fundos, o qual pode vir a ter impacto material nos futuros resultados financeiros da companhia, revela em nota que retoma caso noticiado em setembro do ano passado.

No desenvolvimento da investigação lançada em 2020 pelo regulador norte-americano do mercado de capitais (SEC – Securities and Exchange Commission), relacionada com produtos estruturados geridos pela companhia, o Departamento de Justiça (DoJ) pediu informações e documentação sobre os Structured Alpha Funds, uma família de produtos financeiros complexos geridos pela Allianz Global Investors US LLC.

A investigação e processo judicial relacionam-se, segundo a Reuters, com uma ação judicial intentada por investidores institucionais contra a sociedade gestora por, alegadamente, ter falhado com a salvaguarda dos interesses dos subscritores durante o período em que o mercado financeiro esteve sob efeito da volatilidade originada pela emergência da pandemia. Em causa estão perdas que podem ascender a cerca de 6 mil milhões de dólares, de que o grupo alemão não preveniu os investidores, alegam os queixosos.

A líder europeia da indústria seguradora afirma que está a colaborar com as autoridades norte-americanas e adianta que, após reavaliar o assunto, o conselho de administração concluiu que existe “risco relevante” de a matéria investigada e processo judicial resultarem na materialização de impacto financeiro nos próximos reportes de resultados do Allianz Group.

Nesta fase, dado que o processo ainda corre nos tribunais, a companhia não tem previsão de como nem quando será resolvido o litígio. Por não lhe ser possível antecipar estimativa credível sobre custos de resolução do processo (incluindo eventual multa), a Allianz também não reconheceu ainda provisões para compensação de eventuais perdas em que poderá incorrer.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz admite que litígio sobre fundos vendidos nos EUA terá impacto nas contas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião