Pandemia derrete produção de gelados na União Europeia

  • ECO
  • 3 Agosto 2021

UE exportou 232 mil toneladas de gelado para países não comunitários num valor global de 752 milhões de euros. Registou-se um aumento de 5% em 2020 face ao ano anterior.

Nem os gelados escaparam à pandemia. Em 2020, a União Europeia produziu mais de 2,9 mil milhões de litros de gelado, o que representa uma quebra de 9% face ao ano anterior. A Alemanha é não só o maior produtor europeu, mas também o país que produz o gelado a preços mais baixos.

A Alemanha produziu 642 milhões de litros de gelado a 1,3 euros por litro. Em segundo lugar surge França, com uma produção de 516 milhões de litros (este valor é de 2019) a 2,2 euros por litro, o valor mais alto da União. Mas França lidera outro pódio: o da exportação ao vender 59 mil toneladas de gelado o ano passado, ou seja, 25% das exportações totais da União.

O ano passado, a UE exportou 232 mil toneladas de gelado para países não comunitários num valor global de 752 milhões de euros. Um aumento de 5% face ao ano anterior. Em movimento inverso as importações de gelados desceram 4% para um total de 79 mil toneladas (182 milhões de euros).

A Holanda é o segundo maior exportador de gelados e a Alemanha o terceiro. A Itália surge em quarto lugar apesar de ser o terceiro maior produtor com 509 milhões de litros a dois euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia derrete produção de gelados na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião