BRANDS' TRABALHO Como ter férias da “marcação de férias”

  • BRANDS' TRABALHO
  • 9 Agosto 2021

O tão aguardado período de férias é visto com grande alegria por todos os colaboradores, mas a gestão da marcação pode ser motivo de alguma ansiedade. E se todo o processo pudesse ser mais prático?

Quando os colaboradores se dirigem a um departamento de Recursos Humanos normalmente os motivos são: não concordarem com os valores que estão no recibo ou saber o seu saldo de férias e banco de horas.

Quando o assunto é férias, e sobretudo quando antecede os grandes períodos de pausa, é comum pensarmos:

  • “Quantos dias de férias ainda tenho para gozar?”
  • “Será que posso marcar?”
  • “Preciso de perguntar ao meu colega se marcou para a semana que eu pretendo”
  • “Não me posso esquecer de colocar no calendário!”

Estas perguntas são de resposta rápida e fácil quando o colaborador tem acesso a um portal. Imagine que cada um pode entrar no portal e ter o seu saldo atual. Consoante os dias que visualiza, o colaborador sabe logo à partida se pode ou não avançar e agendar as suas próximas férias. Neste caso, e para que não veja o seu pedido devolvido, o colaborador pode consultar o seu plano de equipa para verificar se existe algum dia sobreposto com os colegas e gerir da melhor forma.

Um portal, mais autonomia

O portal facilita não só o dia-a-dia do colaborador, como também o do responsável, que assim consegue gerir a equipa de uma forma mais simples.

No momento da aprovação, consegue visualizar graficamente se no período solicitado tem outros colaboradores com marcação de férias, ou ainda outras ausências previstas (por ida ao médico, etc) ou baixa médica, licença parental, entre outros. A fase de aprovação das férias é crucial, já que implica que o responsável garanta que tem os colaboradores necessários para cumprir com os objetivos traçados.

No final deste processo, o responsável recebe o pedido para aprovar (caso o seu procedimento assim obrigue) ou é simplesmente notificado que o colaborador tem um novo período de férias.

Desta forma, o departamento de Recursos Humanos poderá dedicar-se a outras tarefas, já que o colaborador e a chefia têm de forma autónoma todos os dados necessários à tomada de decisão.

E o agendamento no calendário? Nada mais simples do que aceder ao e-mail e clicar na notificação que recebeu do portal para atualizar a agenda.

O software uMan Xpert HR Solutions quer, assim, facilitar a vida aos gestores de recursos humanos e aos colaboradores com um interface simples, completo e especializado.

Desta forma rápida e clara, o departamento de recursos humanos consegue também garantir o cumprimento do Código de Trabalho sem esforço:

  • O colaborador consegue realizar a marcação de férias de acordo com o seu horário (seja fixo ou rotativo, tendo em conta os seus dias de descanso);
  • O Plano de Férias fica visível para a organização;
  • O portal controla se no mínimo agendou 10 dias seguidos;
  • Também é o portal que controla o nº máximo de dias de férias que pode agendar de acordo com a sua situação contratual;
  • O responsável pode devolver o pedido ao colaborador caso não concorde com os dias e propor novas datas.

Solicite uma demonstração e faça a experiência. Agora sim, podemos ir todos de férias!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como ter férias da “marcação de férias”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião