Clubes espanhóis aprovam acordo entre La Liga e fundo CVC. Real Madrid e Barcelona ficam de fora

  • Joana Abrantes Gomes
  • 12 Agosto 2021

O acordo com o fundo CVC, denominado "Boost La Liga", foi aprovado esta quinta-feira com 38 votos a favor. Real Madrid e Barcelona vão manter 10,95% dos negócios que seriam cedidos ao fundo.

Contra a vontade do Real Madrid e do Barcelona, os clubes espanhóis da La Liga aprovaram esta quinta-feira o acordo com o fundo CVC, através do qual receberão uma linha de crédito de 2,668 milhões de euros que será reembolsada a juros baixos durante 40 anos. Em troca, a CVC Capital Partners receberá 10,95% dos lucros da La Liga durante os próximos 50 anos.

O acordo foi aprovado na assembleia geral desta quinta-feira, com 38 votos a favor e quatro contra (três das equipas da primeira divisão, que incluem Real Madrid e Barcelona, e uma da segunda divisão). Bastavam 33 votos favoráveis para o acordo se concretizar.

Para evitar uma guerra judicial, após o Real Madrid ter anunciado na terça-feira que ia processar o presidente da La Liga, Javier Tebas, o responsável do fundo CVC, Javier de Jaime Guijarro, e a própria CVC Capital Partners, os dois maiores clubes do futebol espanhol serão autorizados a manter os referidos 10,95% dos negócios que seriam cedidos ao fundo de investimento, mas não receberão qualquer dinheiro do acordo denominado “Boost La Liga”.

Segundo os presidentes do Real Madrid e do Barcelona, a avaliação que a CVC faz da competição espanhola, de 25 mil milhões de euros, fica abaixo do seu verdadeiro valor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clubes espanhóis aprovam acordo entre La Liga e fundo CVC. Real Madrid e Barcelona ficam de fora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião