UEFA prepara fundo de seis mil milhões de euros para ajudar clubes
O organismo que tutela o futebol europeu prepara-se para ajudar a revitalizar a saúde financeira dos clubes através de um fundo de resgate, que pode ir até aos seis mil milhões de euros.
Após um longo período de estádios despidos de adeptos e com as receitas dos direitos de transmissão abaixo do normal, a UEFA prepara-se para ajudar a revitalizar a saúde financeira dos clubes através de um fundo de resgate de até seis mil milhões de euros.
De acordo com a agência Bloomberg, citado pelo Cinco días, o organismo que tutela o futebol europeu está a negociar com a empresa de investimento Centricus a criação de um fundo de regaste, que rondará os dois mil milhões e os seis mil milhões de euros, com o propósito de ajudar os clubes a ultrapassar as dificuldades provocadas pela pandemia de Covid-19.
A mesma publicação refere ainda que as equipas teriam acesso a este fundo com juros mais baixos e poderiam ainda reestruturar as suas dívidas por períodos de cinco a sete anos.
O fundo de resgate faz parte de um pacote de propostas que a UEFA tem vindo a preparar nas últimas semanas e que divulgará em maior detalhe brevemente, mas, segundo a Bloomberg, incluirá medidas como a restruturação do fair-play financeiro e a criação de um fundo de emergência para futuras crises que venham afetar o futebol europeu.
Teto salarial pode substituir o fair-play financeiro
Contudo, de acordo com uma notícia publicada no The Times esta quinta-feira, é já sabido que a UEFA pondera substituir o fair-play financeiro pela introdução um teto salarial no futebol europeu, tal como acontece na Major Soccer League (MSL), nos Estados Unidos.
A ideia passa por limitar os clubes de investir um máximo de 70% das suas receitas anuais em salários — tal como já acontece na La Liga. Caso os limites fossem ultrapassados, as equipas teriam de pagar uma espécie de “imposto de luxo” ao organismo liderado por Aleksander Ceferin.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UEFA prepara fundo de seis mil milhões de euros para ajudar clubes
{{ noCommentsLabel }}