BRANDS' TRABALHO Como potenciar a aprendizagem contínua das nossas pessoas?
Ana Luísa Antunes, Senior Consultant EY, People Advisory Services, explica como é que as organizações podem fomentar a aprendizagem dos seus colaboradores.
Ouvimos com frequência falar dos impactos que a pandemia causou na gestão das equipas, nas formas de trabalhar e no uso da tecnologia. Mais do que nunca, as organizações procuram agora colaboradores com as competências certas para lidar com os desafios do futuro, incluindo a resiliência, a inovação, o pensamento analítico e a utilização de ferramentas digitais.
Para fazer face às incertezas e às mudanças constantes a que temos vindo a assistir no mundo do trabalho, uma outra competência se impõe: a capacidade de aprendizagem. Os chamados “lifelong learners” – aqueles que são curiosos, procuram aprender continuamente, pedem feedback e gostam de se sentir desafiados – são vistos pelas organizações como um asset cada vez mais importante, permitindo que se mantenham competitivas e relevantes ao longo do tempo.
Mas como podemos potenciar a aprendizagem contínua das nossas pessoas, tornando-a parte integrante do quotidiano de trabalho?
Em primeiro lugar, importa investir em plataformas internas – com formações, artigos, vídeos e outros materiais informativos – que sejam simples e intuitivas. O tradicional portal de formação pode tornar-se numa ferramenta que raramente é utilizada para além dos cursos obrigatórios atribuídos aos colaboradores se a informação estiver dispersa e se forem necessários muitos “cliques” para chegar aos conteúdos necessários. Investir numa solução ou plataforma mais rápida, com conteúdos que são catalogados por temática e atualizados ao longo do tempo pode ajudar a ultrapassar este desafio.
Por outro lado, se é verdade que cada vez mais as organizações apostam na aprendizagem online, também sabemos que esta não substitui a aprendizagem presencial. Conjugar de forma complementar estas duas modalidades torna-se essencial, sem esquecer a importância de possibilitar a personalização dos percursos de aprendizagem face às necessidades e interesses dos colaboradores.
"Ao potenciar a aprendizagem contínua dos colaboradores e ao estabelecer uma cultura lifelong learning, as organizações incentivam as suas pessoas a manter-se atualizadas, inovadoras, curiosas e capazes de lidar com as mudanças constantes do mundo atual.”
Adicionalmente, importa integrar a formação nos objetivos dos colaboradores, discutindo KPI’s e milestones de aprendizagem durante as reuniões de avaliação, e monitorizando a sua evolução ao longo do tempo através de check-in informais com os membros das equipas.
Os programas de mentoring podem igualmente ser utilizados como aceleradores da aprendizagem, através dos quais mentor (tipicamente um líder ou responsável de equipa) e mentee definem um programa ou percurso de formação para o desenvolvimento de competências específicas. O mentor tem o papel de aconselhar e apoiar o crescimento do seu mentee, impactando de forma positiva o seu desenvolvimento; o mentee, por sua vez, deve procurar de forma ativa orientação e feedback, assim como estabelecer objetivos alinhados com as suas preferências e necessidades.
Outras iniciativas passam por implementar programas de apoio à formação académica (tais como bolsas de estudo) ou formação experiencial, permitindo aos colaboradores explorarem os seus talentos (por exemplo cursos de fotografia, escrita criativa, entre outros); promover a participação dos colaboradores em seminários, conferências e outros eventos que possam trazer novos conhecimentos; e organizar reuniões de colaboração entre equipas onde o foco é a partilha de experiências, projetos e novos desafios, numa ótica de entreajuda e cooperação.
Ao potenciar a aprendizagem contínua dos colaboradores e ao estabelecer uma cultura lifelong learning, as organizações incentivam as suas pessoas a manter-se atualizadas, inovadoras, curiosas e capazes de lidar com as mudanças constantes do mundo atual.
Afinal de contas, o desenvolvimento contínuo passa, também, pela vivência de desafios, um após o outro.
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