Hoje nas notícias: Baixa do IRS, Vieira e passaportes

  • ECO
  • 20 Agosto 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

António Costa admite baixar o IRS no Orçamento do Estado 2022, documento que poderá trazer também um aumento “substancial” do abono de família. A ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, adianta que “é inevitável que o PS venha a ter uma secretária-geral”, enquanto Luís Filipe Vieira que diz que “não tem dinheiro para para as dívidas” ao Novo Banco. Na comissão de inquérito ao banco liderado por António Ramalho, o PS ficou isolado em 22% das alterações ao relatório.

Costa admite baixar o IRS no OE2022

O Orçamento do Estado para o próximo ano poderá trazer uma baixa do IRS, se a negociação do Governo com a esquerda não resultar noutras prioridades, admite o primeiro-ministro. António Costa avança ainda que poderá haver um aumento “substancial” do abono de família e garante que as medidas extraordinárias de apoio às empresas, como o lay-off simplificado, vão manter-se. Já sobre o pacote de alterações laborais que o PS ajudou o PCP a aprovar, o chefe do Executivo sinaliza que o período experimental de 180 dias não vai ser revertido. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

“É inevitável que o PS venha a ter uma secretária-geral”

Ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, assumiu esta semana, por 15 dias, até final do mês, a substituição do primeiro-ministro, António Costa, que está de férias. Fala com Costa todos os dias e começa a ganhar força entre os seus possíveis sucessores. Admite que “é inevitável que o PS venha a ter uma secretária-geral”. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso condicionado).

“Não tenho dinheiro para pagar as dívidas”

Luís Filipe Vieira quebra o silêncio e, a duas semanas de expirar o prazo para pagar 160 milhões de euros ao Novo Banco, garante que não tem dinheiro para pagar essa dívida, que contraiu em 2011. “Não tenho 160 milhões para pagar a dívida. Já está tudo tratado para se entregar as ações”, diz. O Novo Banco está a estudar o que fazer com a dívida e os ativos da Promovalor. Se o banco executar as VMOC, ficará a ser dono de mais de 96% do seu capital. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

PS isolado em 22% das alterações ao relatório

Dados sobre votações individuais das propostas de alteração ao relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito permitem ver quantas vezes a oposição se juntou para votar a favor das mudanças, contra a vontade do PS. A oposição entendeu-se 49 vezes nas votações das propostas de alteração ao relatório preliminar da comissão parlamentar do Novo Banco, aprovando mudanças que mereceram os votos a favor de todos os partidos e que só tiveram o voto contra do PS. Esta convergência aconteceu em 22% das propostas que integram o relatório final. Leia a notícia completa no Público (link indisponível).

É preciso esperar dois meses para tirar passaporte

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não aconteceu, mas algumas das suas responsabilidades já estão a ser transferidas, como é o caso da emissão e renovação de passaportes comuns, agora a cargo do Instituto de Registo e Notariado. Os agendamentos para este fim estão a demorar mais de dois meses, quando o prazo para emissões no SEF eram apenas de cinco dias. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Baixa do IRS, Vieira e passaportes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião