NN Group vende negócio de gestão de ativos ao Goldman Sachs

  • ECO Seguros
  • 24 Agosto 2021

Com a transação, as partes estabelecem também uma parceria estratégica para 10 anos, uma combinação para tirar proveito da complementaridade e potenciar crescimento de ambas as partes.

O NN Group, companhia holandesa de seguros e serviços financeiros, acordou a venda da subsidiária NN Investment Partners (NN IP) ao Goldman Sachs (GS), por 1,7 mil milhões, dos quais 1 515 milhões de euros constituem o preço base e o restante serão dividendos devidos antes da conclusão do negócio (1ºT 2022) a que somam ainda outros gastos ou comissões. O entendimento entre o grupo Nationale-Nederlanden (NN) e o banco nova-iorquino inclui uma parceria estratégica para os próximos 10 anos, período durante o qual o NN Group beneficiará de serviços de gestão prestados pela sociedade resultante da combinação Goldman Sachs Asset Management-NN IP.

Em comunicado, a entidade holandesa afirma que a combinação beneficiará clientes das duas instituições, aproveitando complementaridades. Ao mesmo tempo, as diversas filiais do NN Group aproveitarão competências da Goldman em produtos e soluções, salientou David Knibbe, CEO do NN Group.

Com o negócio, o GS obtém acesso a uma carteira com 298 mil milhões de euros em ativos sob gestão no fecho do semestre terminado a 30 de junho, montante que emagreceu 0,7% face ao contabilizado no final de dezembro de 2020. Além de praticamente duplicar o montante de ativos que tem sob gestão, para cerca de 600 mil milhões de dólares, o banco passa a ter nos Países Baixos importante plataforma europeia para a estratégia pós Brexit.

A venda da NN IP era uma das possibilidades consideradas pelo grupo financeiro holandês que, em abril passado, disse estar a estudar opções estratégicas para atividade de gestão de ativos. Em consequência do acordo agora anunciado, Satish Bapat deixa o lugar na comissão executiva do NN Group para assumir a liderança executiva (CEO) da NN IP.

Depois de lançar o seu primeiro fundo de obrigações verdes, há cinco anos, a estratégia de responsabilidade ambiental da NN IP já atinge 4 mil milhões de euros em ativos de investimento sustentável (uma estratégia que o NN Group estendeu a Portugal com aquisição recente de uma participação qualificada no capital da portuguesa Greenvolt).

O NN espera, após o fecho da transação, que o encaixe represente impacto positivo de 17 p.p. no rácio de solvabilidade do grupo, o qual foi calculado em 209% (Solvência II) no final de junho. Sujeita ainda às necessárias autorizações regulatórias, a transação deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2022.

Lucro semestral do NN Group mais que duplicou

Poucos dias antes de anunciar o acordo de venda da NN IP, o grupo holandês divulgou os seus indicadores semestrais, reportando lucro líquido de 1,4 mil milhões de euros (+141% face a igual semestre de 2020), enquanto o resultado operacional cresceu 21%, para 1,12 mil milhões.

Do resultado operacional reportado, a Netherlands Life, principal negócio do grupo, gerou 520 milhões de euros (+5,2% do que no 1º semestre de 2020); o negócio não Vida (Netherlands non-Life) gerou 189 milhões de euros (+70%); a unidade europeia de seguros (Insurance Europe) obteve 161 milhões (+22%) e a Japan Life 156 milhões de euros (+13% do que um ano antes).

A área de gestão de ativos contribuiu com lucro operacional de 91 milhões de euros, mais 22,3% em comparação com o resultado em junho de 2020.

Na divisão Insurance Europe, a receita bruta de prémios de seguro aproximou-se de 1,57 mil milhões de euros (+3,8%), e o resultado líquido semestral subiu 83%, para 135 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NN Group vende negócio de gestão de ativos ao Goldman Sachs

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião