BRANDS' TRABALHO Liderança 4.0: breves anotações

  • PESSOAS + EY
  • 23 Agosto 2021

Edivaldo João, Senior Consultant EY, People Advisory Services, fala da mudança necessária no perfil de liderança tendo em conta as transformações da indústria 4.0.

O modelo de liderança, apresentado pela administração clássica, e que ainda continua a influenciar a prática, bem como a academia nas temáticas da liderança, encontra-se desajustado, face à nova realidade que temos vivenciado.

É garantido que o trabalho, bem como a sua forma de organização, tiveram transformações extremamente disruptivas, que exigem o repensar do perfil de liderança, para que as organizações, bem como a própria sociedade, possam dar respostas adequadas e atempadas aos desafios que têm enfrentado.

"Será necessário que os líderes passem por um processo de transformação, de líderes analógicos para líderes digitais, tornando-se líderes transformacionais com o domínio de determinadas competências críticas. ”

Edivaldo João

Senior Consultant EY, People Advisory Services

A evolução industrial trouxe-nos até à indústria 4.0 que apresenta características bastante diferenciadoras, comparativamente às evoluções que a precederam (indústrias 1.0, 2.0 e 3.0).

A indústria 4.0 apresenta um conjunto de elementos que têm alterado os modelos de negócio com os quais estávamos acostumados. Até certo ponto, estas transformações exigem que haja uma mudança no perfil de liderança, tendo em conta as transformações que têm ocorrido nas características do trabalho, bem como na sua organização. Será necessário que os líderes passem por um processo de transformação, de líderes analógicos para líderes digitais, tornando-se líderes transformacionais com o domínio de determinadas competências críticas. Por exemplo, entender de tecnologia (heavy users), desenvolver inteligência emocional e resiliência, aprender e criar ambientes de trabalho horizontais e colaborativos, liderar equipas virtuais, investir no autoaperfeiçoamento e no da equipa, desenvolver pensamento estratégico e mindset internacional, conhecer o seu propósito e incentivar a sua equipa a fazer o mesmo, agir com integridade, desenvolver pensamento bold, ter foco na qualidade dos serviços prestados ao cliente interno e externo, adotar um propósito transformador, ter capacidade de fazer boas perguntas entre outras.

Em suma, a indústria 4.0 traz um conjunto de novas exigências, oportunidades e desafios para as organizações, sobretudo na questão da liderança. Em termos de exigências, as competências referidas anteriormente passarão a ser ainda mais necessárias, de forma a manter o alinhamento organizacional.

Quanto às oportunidades, as lideranças serão confrontadas com novas situações diárias, que exigirão a adoção de novas competências que permitirão dar uma resposta atempada e adequada às situações, bem como o seu autodesenvolvimento e o da sua equipa.

Relativamente aos desafios, também poderíamos citar vários, no entanto, sem dúvidas, que os maiores desafios dos líderes 4.0 serão liderar à distância, tendo em conta as novas tendências da organização do trabalho (presencial e remoto), garantir que a sua equipa possui as condições necessárias para operar no modelo de trabalho presencial/remoto e gerir processo de mudança para a componente digital. Os líderes deverão desenvolver novas metodologias para manter a sua equipa comprometida, de forma a conseguir níveis de desempenho que permitam alcançar os objetivos definidos.

Na EY temos profissionais vocacionados para apoiar os nossos clientes e potenciais clientes neste processo de transição/transformação da liderança, de forma a minimizar/anular os efeitos negativos causados pelas transformações que nos têm sido impostas pelo mercado, criando as condições necessárias para um cenário melhor de negócios para os nossos clientes.

Interessado em saber mais? Subscreva aqui as comunicações da EY Portugal (convites, newsletters, estudos, etc).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liderança 4.0: breves anotações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião