Benfica encaixa 37 milhões com entrada na fase de grupos da Champions

O clube da Luz empatou com o PSV por 0-0 e está na fase de grupos da Liga dos Campeões. Este feito desportivo permite ao Benfica receber 37 milhões de euros nos seus cofres.

O Benfica empatou esta terça-feira diante PSV por 0-0, mas o triunfo por 2-1 na primeira mão do playoff foi suficiente para o clube da Luz chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Para além do feito desportivo, as ‘águias’ são ainda brindadas com um prémio bastante avultado de muitos milhões.

O clube encarnado junta-se assim a FC Porto e Sporting na competição mais importante da Europa e encaixa cerca de 37 milhões de euros. A este valor vai somar-se também o dinheiro relativo aos direitos de transmissão dos jogos, o chamado market pool, no qual a UEFA distribuirá esta temporada um total de 300 milhões de euros pelos 32 clubes.

Para explicar este valor de 37 milhões, é necessário olhar para todas as variantes relacionadas com os prémios que o organismo que tutela o futebol europeu distribui às equipas nesta competição em específico. Na presente edição, quem chegar à fase de grupos é automaticamente premiado com 15,64 milhões de euros, valor a que se soma um outro montante em função do ranking dos últimos 10 anos — neste caso, o Benfica recebe um total de 21,60 milhões tendo em conta o 14.º lugar que ocupa atualmente.

Recorde-se que na época passada, o conjunto treinador por Jorge Jesus falhou o acesso à Liga dos Campeões após ter perdido diante dos gregos do PAOK Salónica (2-0) na 3ª eliminatória da prova. Uma eliminação que relegou o Benfica para a fase de grupos da Liga Europa e impediu o clube de receber cerca de 37 milhões de euros em prémios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica encaixa 37 milhões com entrada na fase de grupos da Champions

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião