Hoje nas notícias: Simoldes, portagens em Espanha e Câmaras

  • ECO
  • 26 Agosto 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O grupo Simoldes recebeu um investimento de cerca de 15 milhões de euros da C2 Capital Partners. Os planos de Espanha de colocar portagens nas autoestradas ameaçam as exportações portuguesas. O Orçamento do Estado para 2022 poderá trazer um corte nas transferências para as câmaras. Estas e outras notícias marcam a atualidade nacional.

Portagens em Espanha ameaçam exportações portuguesas

Face aos planos do Governo espanhol para a criação de portagens em 12 mil quilómetros de “vias rodoviárias de alta capacidade”, designadas “autovias” e “autopistas”, a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) prevê um impacto nas exportações portuguesas. A associação estima um aumento dos custos entre 6% e 8% nas exportações para França e de 5% a 7% nas exportações para a Alemanha. A introdução de portagens pesará também nos produtos importados.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

“Ninguém duvida de que Costa será candidato em 2023”

Para Francisco Assis, António Costa vai ser o candidato socialista às eleições legislativas de 2023. “Sobre isso não tenho grandes dúvidas. Ninguém no país tem grandes dúvidas sobre isso”, afirmou o presidente do Conselho Económico e Social. Depois disso, Costa irá para um cargo europeu, vaticina. Em relação ao nome que irá suceder o líder do PS, Assis vê qualidade em Ana Catarina Mendes, uma das “maiores amigas”, Fernando Medina e Pedro Nuno Santos.

Leia a entrevista completa no Observador (acesso pago).

OE2022 pode cortar transferências para as Câmaras

O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) poderá trazer um corte nas transferências para as Câmaras Municipais, ou seja, logo após as eleições autárquicas que se realizam no dia 26 de setembro. A conclusão resulta da aplicação direta da Lei das Finanças Locais, que prevê que o Estado partilhe com as autarquias uma parte das receitas dos principais impostos. Com a pandemia, estas receitas caíram, o que poderá ter implicações nas verbas a transferir para as câmaras. Enquanto ainda não se sabe o desfecho final, Governo e associação que representa os autarcas querem esperar pelo OE2022 para ver o que irá suceder.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Simoldes recebe 15 milhões da C2 Capital Partners

O grupo Simoldes recebeu um investimento de cerca de 15 milhões de euros da C2 Capital Partners (antiga Capital Criativo), a sociedade gestora do fundo que assumiu a dívida e os ativos do grupo económico de Luís Filipe Vieira, a Promovalor. Líder na produção de moldes para as construtoras automóveis, e com 19 fábricas em oito países, a Simoldes sediada em Oliveira de Azeméis, pretende reforçar o crescimento do negócio com a aposta na inovação.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

840 famílias portuguesas dispostas a acolher refugiados afegãos

Entre 17 e 20 de agosto, 4429 portugueses enviaram 8806 ofertas de ajuda ao Alto Comissariado para as Migrações (ACM) destinadas às famílias afegãs que chegarão brevemente ao país. Nessas ofertas constam 840 portugueses disponíveis para serem famílias de acolhimento e 350 dispostos a ceder alojamentos, somando-se 4666 ofertas de bens essenciais (941 de apoio psicológico, 1611 de apoio social, entre outras). A ACM recebeu ainda ofertas de ajuda humanitária de, até ao momento, 31 organizações ou entidades de acolhimento.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Simoldes, portagens em Espanha e Câmaras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião