Exclusivo Pedro Reis vai ser candidato a bastonário da Ordem dos Economistas

Antigo presidente da AICEP e atual diretor de Banca Institucional do BCP, Pedro Reis reúne apoios alargados para esta candidatura, incluindo do atual bastonário, Rui Leão Martinho.

 

Pedro Reis, antigo presidente da AICEP e atualmente diretor de Banca Institucional do Millennium BCP, vai ser candidato a bastonário da Ordem dos Economistas nas eleições que se realizam no final do ano. Em declarações ao ECO, o gestor confirma que aceitou o desafio, desde logo porque conta com o apoio institucional do atual bastonário, Rui Leão Martinho, que já manifestou a sua indisponibilidade para um novo mandato.

Acredito que podemos ajudar a valorizar o papel da profissão e a reforçar a dinâmica da Ordem numa fase tão desafiante para a economia portuguesa como a que atravessamos e que continuaremos a viver nos próximos anos“, afirmou Pedro Reis ao ECO. O gestor é membro efetivo da Ordem dos Economistas e nas últimas horas já garantiu o apoio de economistas como Augusto Mateus, Carlos Costa, Eduardo Catroga, Ricardo Arroja, João Duque, Joaquim Miranda Sarmento e a Rosa Areia, entre outros.

Pedro Reis está ainda a trabalhar na equipa que o vai acompanhar nas eleições para a Ordem, mas garantiu ao ECO que quer uma espécie de renovação na continuidade. “Quero dar continuidade ao ótimo trabalho que tem vindo a ser feito, mas com uma perspetiva renovada, envolvendo em particular as novas gerações e promovendo um equilíbrio de género mais efetivo“.

O atual bastonário, Rui Leão Martinho, apoia a candidatura de Pedro Reis. Em declarações ao ECO, o economista referiu que “Pedro Reis reúne todas as condições, dada a sua vasta experiência, a sua capacidade em construir e mobilizar equipas, o seu percurso particularmente rico em Instituições relevantes e a sua credibilidade pública, para encabeçar uma lista de renovação serena e para trazer à Ordem dos Economistas o fôlego de uma nova dinâmica bem necessária face aos tempos exigentes que se aproximam para o exercício da profissão”.

Pedro Reis tem 53 anos e é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, tendo complementado o seu percurso académico com formação na Harvard Business School (EUA) em Strategic Finance (2005), no Insead (França) no AMP – Advanced Management Program (1995) – e também na Universidade Católica, no PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos (1994-95).

De dezembro de 2011 a abril de 2014, Pedro Reis foi Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e assegurou também a Secretaria Executiva do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE). De acordo com informação oficial, em maio de 2014, Pedro Reis tornou-se Assessor Sénior da Comissão Executiva do Banco Millennium BCP. Em setembro de 2015, tornou-se também administrador executivo da BCP Capital, na qualidade de seu CEO. Em novembro de 2017, Pedro Reis assumiu a Direção de Marketing Estratégico e Business Development de Empresas no Millennium BCP. E, em dezembro de 2019, assumiu a Direção de Banca Institucional no Millennium BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Reis vai ser candidato a bastonário da Ordem dos Economistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião