Bruxelas e AstraZeneca chegam a acordo sobre litígio sobre vacinas

O acordo prevê a entrega de mais 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid, além dos 100 milhões de doses já entregues à UE até ao final do segundo trimestre deste ano.

A Comissão Europeia e a AstraZeneca chegaram a acordo para a entrega das vacinas contra a Covid-19 em falta. Este acordo coloca um ponto final no processo judicial movido por Bruxelas contra a farmacêutica anglo-sueca.

“Hoje, a União Europeia e a AstraZeneca chegaram a um acordo que garantirá a entrega das doses restantes da vacina contra a Covid-19 aos Estados-Membros nos termos do Acordo de Compra Antecipada concluído a 27 de agosto de 2020 com a AstraZeneca”, informa a entidade liderada por Ursula Von der Leyen, em comunicado.

Em concreto, este “compromisso firme”, prevê a entrega de outros 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid, dos quais 135 milhões de doses até o final de 2021 (60 milhões de doses ao final do 3º trimestre e 75 milhões de doses até o final do quarto trimestre) e os restantes 65 milhões até o final de março do próximo ano. Isto além dos outros 100 milhões de doses que foram entregues até ao final do segundo trimestre deste ano.

Estas entregas farão que “o número total de doses entregues chegue a 300 milhões de doses, tal como acordado ao abrigo do contrato“, sinaliza Bruxelas, na nota de imprensa.

No Twitter, a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides, saúda o acordo, referindo que Bruxelas está “satisfeita por ter encontrado uma solução” que “beneficia os cidadãos europeus”, bem como outros cidadãos através da iniciativa Covax também apoiada por Portugal e que tem como objetivo fornecer vacinas a 20% da população de 92 países com baixos e médios rendimentos.

Com o desbloqueio do impasse, a Comissão Europeia vai “pôr fim ao litígio pendente no Tribunal de Bruxelas”, adianta ainda o executivo comunitário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas e AstraZeneca chegam a acordo sobre litígio sobre vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião