Nas notícias lá fora: Horta Osório, certificados e ações
Suíça impõe a apresentação de certificados digitais para acesso a estabelecimentos. A Alipay deverá ser dividida para criar uma app de empréstimos independente. Outono será agitado em Wall Street.
Em destaque na revista de imprensa internacional desta segunda-feira, a imposição por parte do governo suíço da apresentação de certificados digitais de vacinação, recuperação ou testagem para acesso a locais públicos. António Horta Osório também marca a atualidade, por estar a assumir funções mais executivas no Credit Suisse.
Financial Times
Horta Osório assume as rédeas do Credit Suisse
O gestor português António Horta Osório tem vindo a assumir funções mais executivas no Credit Suisse, banco de que é chairman, o que está a suscitar críticas de alguns colegas que consideram que a atitude está a prejudicar a autoridade do atual CEO, Thomas Gottstein. Deste que assumiu funções no banco suíço, Horta Osório colocou aliados na equipa executiva e está a ter uma influência mais direta na tomada de decisões na empresa. Nem todos veem nisso um problema. Fontes familiarizadas com a relação entre o português e o CEO garantem ao Financial Times que o primeiro está apenas a ser um mentor para o segundo: “Por agora, [Hora-Osório] está a tentar ensiná-lo e treiná-lo”, disse uma ao jornal.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês)
Bloomberg
Suíça exige certificados digitais para acesso a locais públicos
Um dos membros do Governo suíço tinha afirmado há semanas que exigir a apresentação de certificados digitais seria “bizarro”. Ainda assim, o país vai começar a exigir aos cidadãos a apresentação de certificado de vacinação, testagem ou recuperação para o acesso a locais públicos, como restaurantes e ginásios. Assim, os cidadãos vão ter de provar que estão vacinados, que recuperaram da doença ou que testaram negativo à Covid-19. Esta decisão, contrária à inclinação anterior do país, surge numa altura em que cerca de metade da população está totalmente vacinada, mas os novos casos de infeção estão a disparar. Com esta medida, os pedidos de agendamento de vacinação aumentaram consideravelmente.
Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês)
Financial Times
Pequim quer empréstimos fora da Alipay
As autoridades chinesas querem dividir a aplicação de pagamentos Alipay, criando uma app separada para o negócio de empréstimos da empresa da Ant, grupo fundado por Jack Ma, um dos homens mais ricos da Ásia. Os reguladores chineses já tinham obrigado a Ant a separar os negócios de crédito Huabei e Jiebei das restantes ofertas financeiras da empresa e a trazer acionistas de fora.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês)
The Wall Street Journal
Analistas esperam outono turbulento em Wall Street
Num ano em que o S&P 500 já bateu 54 recordes, o maior número desde 1995, há preocupações de que o outono em Wall Street possa ser mais tremido. Analistas de bancos como o Morgan Stanley, Citigroup, Deutsche Bank e Bank of America publicaram notas este mês a alertar para o risco de uma correção expressiva no valor das ações no mercado norte-americano, sinalizando que há uma possibilidade crescente de recuo ou, pelo menos, de retornos menos expressivos.
Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês)
El País
Indústria espanhola pede compensação pela subida da eletricidade
O aumento dos preços da eletricidade no mercado ibérico está a danificar a competitividade da indústria espanhola face a outras como a francesa e a alemã. Apesar de os preços da eletricidade também terem aumentado nestes dois últimos países, as empresas pagam menos impostos e recebem mais apoios públicos. Desta forma, a indústria — especialmente a dos setores do aço e do metal, altamente dependentes da energia para a produção — reclama mais apoios estatais ao Governo de Pedro Sánchez, face a custos de milhões de euros anuais considerados excessivos.
Leia a notícia completa no El País (acesso livre/conteúdo em espanhol)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Horta Osório, certificados e ações
{{ noCommentsLabel }}