Nas notícias lá fora: Facebook, China e energia

  • Carolina Bento
  • 14 Setembro 2021

O Facebook ignora violações das regras da app feitas por utilizadores VIP. A China criou uma app antifraude que viola os direitos dos cidadãos. O preço da energia espanhola disparou 34,9% em agosto.

O Facebook tem utilizadores “VIP” que escapam às regras da plataforma. A China está a monitorizar os cidadãos que leem notícias em jornais estrangeiros de economia. No setor energético, o preço da eletricidade em Espanha disparou 34,9% em agosto, face a 2020. Estas e outras notícias estão em destaque nos jornais internacionais.

El País

Preço da energia elétrica aumentou 34,9% em agosto em Espanha

O preço da eletricidade aumentou 34,9% em agosto em Espanha, face ao mesmo mês do ano anterior, revelam os novos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Este é o preço da eletricidade mais elevado de sempre e também o maior aumento homólogo jamais registado. O disparo foi maior devido aos preços de eletricidade anormalmente baixos em 2020 devido à pandemia, mas se a comparação for feita com agosto de 2019, o aumento nos preços da luz em Espanha ainda assim é de 26,9%. Estes números já levaram o Governo de Pedro Sánchez a anunciar um plano de choque para fazer baixar os preços da luz e do gás e proteger os consumidores.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre/conteúdo em espanhol)

The Wall Street Journal

Facebook tem utilizadores “VIP” imunes às regras da plataforma

Uma investigação do WSJ expôs documentos internos do Facebook que mostram como a empresa montou um sistema para que utilizadores “VIP” possam escapar às regras da rede social. O programa, com o nome de “XCheck”, permite que violações das regras da plataforma por parte de figuras públicas de relevo sejam ignoradas pela empresa, apesar de estarem previstas sanções para os utilizadores comuns. Fonte oficial do Facebook confirmou a existência deste programa.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Financial Times

China usa app obrigatória para monitorizar cidadãos que leem notícias de economia

As autoridades chinesas estão a usar uma app antifraude, instalada em mais de 200 milhões de telemóveis, para seguir e questionar cidadãos que consultem notícias de economia em jornais estrangeiros. O objetivo “oficial” do sotfware, porém, é o de evitar esquemas de fraude online. A aplicação foi criada em março pelo Centro Nacional Antifraude do Ministério da Segurança e várias agências governamentais já a tornaram obrigatória para milhões de funcionários públicos e estudantes. Há denuncias de ataques à privacidade de cidadãos que foram questionados pela polícia somente por consultarem sites como o da Bloomberg.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês)

BBC

Mundo enfrenta o dobro dos dias com mais de 50ºC desde 1980

Uma análise da BBC concluiu que o número de dias com temperaturas acima dos 50ºC aumentou para o dobro do que se verificou na década de 1980. Para além de em maior número, as elevadas temperaturas estão a acontecer em mais pontos do globo. Entre 1980 e 2009, houve 14 dias por ano com temperaturas superiores a 50ºC, face a 26 dias por ano entre 2010 e 2019. “Este aumento pode ser atribuído a 100% à queima de combustíveis fósseis”, afirmou o doutor Friederike Otto, da Universidade de Oxford. As alterações climáticas e o aquecimento global terão efeitos negativos graves na saúde e na alimentação humana. “Temos de agir rapidamente. Quanto mais rapidamente reduzirmos as emissões, um melhor futuro nos espera”, disse a doutora Sihan Li, na mesma universidade.

Leia a notícia completa na BBC (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Oposição de centro-esquerda vence eleições na Noruega

Os partidos de esquerda estão a pensar numa coligação para ganhar a maioria no Parlamento norueguês, numa altura em que a oposição de centro-esquerda está em vias de ganhar as eleições. Na ordem do dia deverão estar temas como as alterações climáticas e as desigualdades socioeconómicas. Esta união está a ser pensada numa altura em que a primeira-ministra conservadora Erna Solberg vai deixar o cargo após oito anos, enquanto Jonas Gahr Stoere, líder do partido trabalhista, diz que pretende assumir o poder e formar novo governo. “Nos próximos dias, vou chamar os líderes dos partidos que querem uma mudança”, começando pelos partidos centrista e socialista, disse Stoere.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Facebook, China e energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião