Vendas de produtos de alta tecnologia pela UE caem para 311 mil milhões

O setor farmacêutico foi o que mais contribuiu para os números da União Europeia (UE) em termos de produção total vendida de produtos. Atingiu os 97 mil milhões de euros.

No ano da pandemia, a União Europeia (UE) vendeu produtos de alta tecnologia no valor de 311 mil milhões de euros, valor que se traduz numa queda de 7% face ao ano anterior, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta terça-feira. A maior contribuição para o montante de produção vendida no primeiro ano da pandemia foi o setor farmacêutico.

Apesar da redução nas vendas de produtos de alta tecnologia, “a produção vendida desses produtos tem crescido desde 2010, com um aumento médio anual de 2,9%”, segundo sinaliza o gabinete de estatísticas europeu.

O setor de farmácia foi o maior contribuinte em termos de produção total vendida de produtos, tendo atingido os 97 mil milhões. Seguiram-se as telecomunicações eletrónicas (67 mil milhões), instrumentos científicos (55 mil milhões), aeroespacial (36 mil milhões) e computadores e máquinas de escritório (17 mil milhões).

Foi em farmácia que se registou a maior taxa média de crescimento anual da produção de produtos de alta tecnologia entre 2010 e 2020, de 11,7%. A produção de armamento também cresceu, 5,7%, bem como de instrumentos científicos (+4,4%), maquinaria elétrica (+3,7%) e aeroespacial (+1,2%). Por outro lado, a produção de produtos de alta tecnologia caiu em áreas como química (-0,6%) e computadores e máquinas para escritório (-0,7%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de produtos de alta tecnologia pela UE caem para 311 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião