Trabalho à distância? No setor tecnológico este regime veio para ficar

Cerca de 80% das ofertas de trabalho na área tech em Portugal contemplam alguns dias de teletrabalho. E quase metade são totalmente remotas, revela a Robert Walters.

Se há setor em que o teletrabalho veio para ficar é o tecnológico, pelo menos para as novas contratações. Tem sido nas profissões relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e sobretudo com o desenvolvimento de software que as ofertas de trabalho que pode ser desempenhado em regime remoto mais aumentam.

“Com a pandemia, o número de ofertas de trabalho que passaram a incluir alguns dias de teletrabalho por semana aumentou exponencialmente, e atualmente representaram cerca de 80% das propostas de trabalho no setor de tecnologia em Portugal. Dessas, quase metade é completamente remota”, revela a consultora especialista em recrutamento Robert Walters, comunicado.

Entre as profissões relacionadas com o desenvolvimento de software, devOps, engenheiros de software e devs FrontEnd e BackEnd são atualmente as funções que demonstraram um maior aumento de ofertas de trabalho remotas. A profissão tecnológica em que mais cresceu a procura de colaboradores remotos foi o engenheiro DevOps, com um aumento global de 166%, em resultado da pandemia. Seguem-se os engenheiros de software (aumento de 110%) e os profissionais de desenvolvimento Java (aumento de 100%).

Outros cargos remotos que registam também elevada procura são profissionais de desenvolvimento web (aumento de 100%) e consultores SAP (aumento de 60%).

Já os dados do LinkedIn, por outro lado, indicam que a profissão tecnológica com maior número de ofertas de trabalho remotas foi a de engenheiro de software, seguida do engenheiro Full Stack e profissional de desenvolvimento FrontEnd, embora não ofereçam cifras concretas. A rede social profissional também destaca os profissionais de desenvolvimento Android e iOS, bem como os gestores de projeto na lista das dez profissões remotas mais solicitados.

Motivado pela pandemia e não será temporário. Mas certifique-se

Em causa está uma mudança de mentalidades, explicam os porta-vozes das empresas consultadas pela Robert das Walters. “O aumento das ofertas remotas foi motivado pela pandemia, mas não será temporário. Eles [porta-vozes das companhias] ressaltam que muitas empresas aprenderam que podem ter seus trabalhadores remotamente e continuar a ter os mesmos resultados, principalmente em profissões relacionadas com o campo digital, por isso preveem que muitas manterão um modelo de primeiro trabalho remoto flexível”, explica a recrutadora.

No entanto, sem precipitações, a consultora alerta que algumas empresas vão, contudo, querer regredir progressivamente a sua flexibilidade de trabalho, especialmente a partir do outono, altura em que se espera que a pandemia esteja mais controlada. Essas empresas deverão oferecer modelos híbridos aos seus trabalhadores, mas com uma carga de trabalho no escritório maior do que a carga de teletrabalho. “Leiam muito bem as condições do contrato antes de assiná-lo, para garantir que uma oferta de trabalho à distância em agosto de 2021 não se transforme em retorno ao escritório em janeiro de 2022“, aconselha a Robert Walters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalho à distância? No setor tecnológico este regime veio para ficar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião