AEP exige do Governo “medidas urgentes” face à “subida galopante” dos preços da energia

  • Lusa
  • 16 Setembro 2021

“Portugal deve tomar medidas concretas, com a maior brevidade possível, sob pena de as empresas portuguesas verem a sua competitividade fortemente comprometida", diz a AEP em comunicado.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) exige que o Governo tome “medidas urgentes” face à “subida galopante” dos preços da energia em Portugal, alertando que a atual situação pode ameaçar a viabilidade das empresas nacionais.

“Portugal deve tomar medidas concretas, com a maior brevidade possível, sob pena de as empresas portuguesas verem a sua competitividade fortemente comprometida e, mesmo, a sua permanência no mercado ameaçada”, sustenta a associação numa carta dirigida ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Neste contexto, a AEP “reclama do Governo uma intervenção urgente em relação à subida galopante dos preços de energia em Portugal”.

Tendo por base dados do Eurostat, a associação refere que “os preços médios da eletricidade pagos pela indústria nacional continuam a inserir-se na metade de países da União Europeia (UE) com preços mais altos”.

Segundo salienta, o país surge, nomeadamente, na nona posição nos dois primeiros escalões de consumo, “onde se situarão as empresas de menor dimensão”.

Na quarta-feira, o Governo anunciou que prevê atribuir 25 milhões de euros à indústria eletrointensiva através do mecanismo de compensação dos custos indiretos de Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), com um montante estimado de auxílio a atribuir este ano de 25 milhões de euros.

“O ministro do Ambiente e da Ação Climática, [Matos Fernandes], assinou hoje [quarta-feira] a portaria que cria o mecanismo de compensação dos custos indiretos de CELE, o qual irá beneficiar um universo estimado de 28 instalações eletrointensivas”, indicou, em comunicado, o Governo, estimando em 25 milhões de euros o montante de auxílio a atribuir este ano.

No final de julho, a AEP tinha já alertado para vários riscos que podem penalizar as exportações nacionais, entre os quais o custo da energia sobre a indústria, quer na eletricidade, quer no gás natural.

Na publicação ‘Envolvente Empresarial – Análise da Conjuntura’ relativa ao segundo trimestre de 2021, a AEP destacou “riscos mais estruturais relativos a custos de contexto – que penalizam as exportações, sobretudo de bens -, nomeadamente os elevados preços da energia paga pela indústria nacional, quer na eletricidade (onde estamos na metade de países com preços mais altos), quer no gás natural”.

Apesar dos riscos, a AEP notou, na altura, que as exportações “têm vindo a recuperar bem ao nível das mercadorias, mas prosseguem em forte queda nos serviços e sobretudo no turismo”.

Para a associação, “os riscos mostram que é preciso atuar de forma conjuntural, não retirando prematuramente os apoios à economia, e de forma mais estrutural, ao nível da redução de custos de contexto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AEP exige do Governo “medidas urgentes” face à “subida galopante” dos preços da energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião