PS saúda discurso de Marcelo. IL considera-o “correto”, mas “insuficiente”

  • Lusa e ECO
  • 5 Outubro 2021

"Somos, como o senhor Presidente da República, a favor de uma República viva", garante secretário-geral adjunto do PS. Já Iniciativa Liberal considera discurso do PR "francamente insuficiente".

O secretário-geral adjunto do PS saudou, esta terça-feira, o discurso do Presidente da República em que pediu que se faça do 05 de Outubro de 1910, dia da Implantação da República, uma “data viva” com um Portugal mais inclusivo.

Somos, como o senhor Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa], a favor de uma República viva, o que significa também, no nosso entendimento, que é uma mensagem que corresponsabiliza a cidadania e que reafirma os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade”, declarou José Luís Carneiro, que falava na Federação do Partido Socialista da cidade do Porto em reação discurso do chefe de Estado.

O Presidente da República pediu esta terça-feira no seu discurso durante a cerimónia comemorativa do 111.º aniversário da Implantação da República, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa, que se faça do 05 de Outubro uma data viva, com um Portugal mais inclusivo e que entre a tempo no “novo ciclo da criação de riqueza”, aproveitando os fundos europeus.

José Luís Carneiro fez questão de sublinhar que o PS saudava a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa. “Uma intervenção, um discurso que queremos saudar, porque ela é uma intervenção de confiança e simultaneamente uma intervenção de responsabilidade”, disse, referindo que tal impunha uma “visão do desenvolvimento assente no conhecimento em que cada cidadão, e cada cidadã, possam participar na construção do devir coletivo, procurando uma sociedade que seja mais desenvolvida, que seja mais competitiva, e que seja simultaneamente mais inclusiva”.

“O discurso do senhor Presidente da República é francamente insuficiente”

A Iniciativa Liberal (IL) considerou, esta terça-feira, o discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas comemorações do 05 de Outubro, “correto” mas “francamente insuficiente”, defendendo que não se pode “ficar apenas pelo diagnóstico inconsequente”.

Em comunicado, a IL começa por afirmar que o discurso das comemorações do 05 de Outubro do Presidente da República “representa um diagnóstico globalmente correto da atual situação do país”, na medida em que “é urgente, de facto, abrir um novo ciclo económico” e promover a criação de riqueza. O partido também concorda com a necessidade de “alertas” sobre a necessidade de “transparência e a correta alocação de recursos” dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Porém, a IL considera que “o discurso do senhor Presidente da República é francamente insuficiente”. “Não podemos ficar apenas pelo diagnóstico inconsequente. É fundamental abrir caminhos de ação política”, sublinha o partido de João Cotrim Figueiredo. Segundo a IL, “não é possível” continuar a imputar “o atraso do país apenas a razões históricas mais ou menos longínquas”. “Mais uma vez, o político pragmático, preocupado com a sua popularidade, impôs a sua vontade sobre a do analista que identifica os problemas com lucidez”, critica o partido.

“O país precisa de uma mudança urgente de políticas. De abrir o tal novo ciclo que o senhor Presidente da República identifica, mas não concretiza e para o qual acaba por não estabelecer qualquer meta ou compromisso para o Governo”, frisa a IL.

Para o partido de Cotrim Figueiredo, “só políticas liberais que invertam a dependência da sociedade civil do Estado, que valorizem a iniciativa privada e o dinamismo económico, que devolvam aos cidadãos liberdade de escolha e autonomia, serão capazes de assegurar um novo ciclo de crescimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS saúda discurso de Marcelo. IL considera-o “correto”, mas “insuficiente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião