Irlanda do Norte diz que exigências de Londres podem provocar rotura com UE
Ministro irlandês dos Negócios Estrangeiros diz que exigências do Reino Unido em relação ao protocolo da Irlanda do Norte após o Brexit podem gerar "um rompimento" com a UE.
O ministro irlandês dos Negócios Estrangeiros, Simon Coveney, advertiu este domingo que as exigências do Reino Unido em relação ao protocolo da Irlanda do Norte após o Brexit podem gerar “um rompimento das relações” com a União Europeia (UE).
O chefe da diplomacia de Dublin emitiu esta posição em mensagem na sua conta da rede social Twitter depois de Londres reiterar que deseja eliminar o papel atualmente atribuído no processo ao Tribunal de Justiça Europeu, e com o qual o Reino Unido concordou em 2019. No tweet, Coveney sugere que a atual posição britânica não ajudará a resolver os problemas práticos decorrentes do protocolo, desenhado para evitar fronteiras físicas entre as duas irlandas.
Para o ministro irlandês, a “verdadeira questão” é esta: “será que o governo do Reino Unido realmente deseja [encontrar] uma forma consensual de avançar ou uma nova rutura nas relações [com a UE)]?”. Numa resposta aos comentários do Coveney, o secretário de Estado britânico para Brexit, David Frost, afirmou que prefere “não negociar no Twitter”.
Tweet from @simoncoveney
Segundo avança a agência EFE, o mesmo secretário de Estado vai abordar o assunto num discurso a proferir na terça-feira em Lisboa. Previsivelmente defenderá que é necessário eliminar a função do Tribunal de Justiça Europeu para que o protocolo seja mantido. Embora Londres tenha concordado com essa função há dois anos, agora quer eliminá-la e ter um árbitro independente para resolver as disputas.
Bruxelas vai publicar as suas propostas para reformar o protocolo na quarta-feira e espera-se que elas se concentrem em como resolver as questões práticas que o movimento de produtos da Grã-Bretanha para a província britânica agora levanta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Irlanda do Norte diz que exigências de Londres podem provocar rotura com UE
{{ noCommentsLabel }}