Governo emitiu os primeiros 368 “Vales Eficiência” para combater a pobreza energética

Vales têm o valor de 1.600 euros e destinam-se a famílias beneficiárias da tarifa social de energia. Servem para renovar e melhorar desempenho energético das casas.

Depois de 4.350 candidaturas recebidas, o Ministério do Ambiente emitiu os primeiros 368 “Vales Eficiência”, no valor unitário de 1.600 euros. Estes vales destinam-se a famílias beneficiárias da tarifa social de energia e devem ser usados para renovar e melhorar o desempenho energético das habitações, refere o Ministério de Matos Fernandes, em comunicado enviado este domingo.

Até ao momento, foram submetidas 4350 candidaturas a este programa, operacionalizado pelo Fundo Ambiental, no que resultaram 368 “Vales Eficiência” emitidos, distribuídos pelos distritos do Porto, Lisboa, Braga e Setúbal.

O programa de apoio “Vale Eficiência” pretende combater a pobreza energética através da atribuição de um vale, no valor de 1600 euros (já com IVA), a famílias beneficiárias da tarifa social de energia para a renovação e melhoria do desempenho energético das suas habitações.

Uma vez atribuído o vale, os beneficiários podem selecionar um dos 102 fornecedores já inscritos na listagem pública do Fundo Ambiental, que servirão para executar obras de substituição de janelas, instalação de isolamentos térmicos ou de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento, entre outros.

O programa “Vale Eficiência” foi lançado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma dotação total de 162 milhões de euros, distribuídos até 2025 por um total de 100 mil famílias. Para este ano está prevista a entrega de 20 mil vales, numa verba de 32 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo emitiu os primeiros 368 “Vales Eficiência” para combater a pobreza energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião