Governo diz que auditoria à Caixa está à espera do Banco de Portugal

  • Margarida Peixoto
  • 15 Fevereiro 2017

Governo garante que fez o pedido de auditoria forense à Caixa, mas assegura que está à espera de decisões do Banco de Portugal.

Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, garantiu esta quarta-feira que o pedido de auditoria forense à Caixa Geral de Depósitos foi feito, mas que está à espera de decisões do Banco de Portugal. O governante falava durante a audição regimental, na comissão de Orçamento de Finanças, na Assembleia da República.

Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, quis saber do ponto de situação da auditoria forense, aprovado pelo Parlamento, à gestão da Caixa Geral de Depósitos. Na resposta, Ricardo Mourinho Félix passou a bola para o Banco de Portugal.

"O Banco de Portugal está a analisar como pode desencadear o processo de forma autónoma.”

Ricardo Mourinho Félix

Secretário de Estado das Finanças

“Enviámos um pedido à administração da Caixa, para que solicitasse a auditoria forense”, garantiu o governante, esclarecendo que se trata de auditar os procedimentos que levaram à identificação das imparidades e não as contas propriamente do banco público. Mas para cumprir este pedido, é preciso aceder a “informação sob segredo bancário que depende da autorização do supervisor”, adiantou. Por isso, “o Banco de Portugal está a analisar como pode desencadear o processo de forma autónoma”, justificou.

Mourinho Félix esclareceu ainda que todos os relatórios de auditoria da Caixa já foram enviados para a Inspeção Geral das Finanças e que está a tentar apurar por que motivo não tinham sido enviados atempadamente pelo banco público.

Sobre a emissão de dívida com elevado grau de subordinação, Mourinho Félix reafirmou o objetivo de realizar a operação em março e garantiu que “existe interesse” por esta dívida subordinada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que auditoria à Caixa está à espera do Banco de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião