EDP sem “qualquer acordo” para compra da Sunseap, mas “constantemente a analisar oportunidades”

  • Lusa
  • 27 Outubro 2021

“Como habitual, a EDP informará o mercado se e quando alcançar um acordo vinculativo referente a qualquer transação material”, salienta.

A EDP assume estar “constantemente a analisar oportunidades de crescimento nas diversas regiões” onde opera, no âmbito do seu objetivo de crescimento de 20 Gigawats (GW) até 2025, mas garante não ter assinado “qualquer acordo” para aquisição da Sunseap.

“O Plano de Negócios 2021-25 da EDP – Energias de Portugal, S.A. (“EDP”) tem um objetivo de crescimento de 20 GW e, como tal, a EDP está constantemente a analisar oportunidades de crescimento nas diversas regiões”, refere a empresa num comunicado publicado ao final da noite de terça-feira no ‘site’ da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Contudo, e face às notícias avançadas na terça-feira na comunicação social “sobre uma possível aquisição da Sunseap”, a EDP clarifica que “não finalizou qualquer negociação, nem assinou qualquer acordo para a aquisição da Sunseap”.

“Como habitual, a EDP informará o mercado se e quando alcançar um acordo vinculativo referente a qualquer transação material”, salienta.

A agência Reuters noticiou na terça-feira que a EDP Renováveis estará em “conversações avançadas” para adquirir uma posição maioritária na congénere de Singapura Sunseap Group: “Embora o negócio ainda não esteja fechado, as negociações estão numa fase muito, muito avançada”, disse uma fonte do setor, citada pela agência de notícias.

A EDP Renováveis, controlada em 75% pelo grupo EDP, estará a negociar adquirir, sobretudo, as participações da elétrica tailandesa Banpu (que detém 49% da Sunseap) e da estatal tailandesa Temasek Holdings, entre outros investidores, e admite investir “pelo menos mil milhões de dólares” no negócio, adiantou a fonte.

De acordo com a Reuters, a operação poderá avaliar a Sunseap – que opera na energia solar e tem negócios na China, Taiwan e Japão – em 742 milhões de dólares (cerca de 638,6 milhões de euros) e permitiria à EDP Renováveis alcançar uma forte presença na energia solar na Ásia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP sem “qualquer acordo” para compra da Sunseap, mas “constantemente a analisar oportunidades”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião