Bolsa nacional avança pela terceira sessão

A praça lisboeta abriu em alta, com as ações dos CTT a liderarem as subidas, mas a Galp Energia a suportar o avanço do PSI-20. Lisboa contraria perdas da Europa.

A bolsa nacional abriu em alta, com o PSI-20 a registar a terceira sessão consecutiva de subidas. O índice bolsista de referência nacional está a ser suportado pelo avanço dos títulos da Galp Energia, mas também da EDP Renováveis. A praça lisboeta segue em contraciclo com a Europa no dia em que o Stoxx Europe 600 recua após sete sessões de ganhos.

O índice PSI-20 abriu a valorizar 0,16%, para os 4.635,16 pontos, com a maior parte das suas 17 cotadas em alta. Os títulos dos CTT são os que mais sobem: 0,65%, para os 5,13 euros. Contudo o principal suporte do do índice luso é a Galp Energia, cujas ações avançam 0,47%, para os 13,72 euros, num dia em que as cotações do petróleo seguem sem rumo definido. Já EDP Renováveis aprecia-se 0,24%, para os 6,30 euros, conferindo suporte adicional ao PSI-20.

No mesmo sentido segue a Jerónimo Martins, com as ações da retalhista a progredirem 0,34%, para os 16,12 euros, conferindo suporte adicional ao índice PSI-20. Já o BCP vê os seus títulos valorizarem 0,13%, para os 14,87 cêntimos.

Por sua vez, a Semapa soma 0,11%, para os 13,44 euros, depois de nesta quarta-feira ter divulgado as suas contas trimestrais, já após o fecho do mercado. As suas receitas caíram 3% face ao ano anterior, mas os seus lucros cresceram dos 15,6 milhões de euros, para 43,4 milhões, perante a reversão de um conjunto de provisões fiscais.

Em contraciclo, referência apenas para a EDP e para a Altri. As ações da elétrica deslizam 0,35%, para os 2,84 euros, ajudando a travar o avanço do índice nacional. Já a papeleira vê os seus títulos perderem 0,07%, para os 4,30 euros.

(Notícia atualizada às 8h:24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa nacional avança pela terceira sessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião