Maiores de 75 anos já podem agendar terceira dose contra a Covid e vacina da gripe

Pessoas com mais de 75 anos podem agendar a partir desta sexta-feira a terceira dose da vacina contra a Covid e da vacina da gripe. O auto-agendamento para maiores de 70 anos começa na segunda.

A partir desta sexta-feira, as pessoas com 75 ou mais anos já podem fazer o auto-agendamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e/ou com a vacina contra a gripe, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

O pedido de auto-agendamento para maiores de 75 anos pode ser feito no Portal Covid-19. A DGS avisa que será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no centro de vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe.

O auto-agendamento das pessoas com mais de 70 anos irá decorrer a partir da próxima segunda-feira. No mesmo dia que fica disponível a modalidade “casa aberta” para as pessoas com 80 anos ou mais, que podem deslocar-se a um centro de vacinação e pedir para ser vacinadas sem agendamento.

A DGS pede aos utentes que, antes de se dirigirem a um centro de vacinação, “consultem o horário da Casa Aberta do Centro de Vacinação da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos da tarde, que têm geralmente menos afluência”.

A Direção-Geral da Saúde apela à vacinação contra a gripe e a Covid-19 considerando que esta é decisiva para minimizar o risco de propagação de vírus como o Sars-CoV-2 e o vírus da gripe e para diminuir a ocorrência de doença grave.

(Notícia atualizada às 19h12 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores de 75 anos já podem agendar terceira dose contra a Covid e vacina da gripe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião