Arranca auto-agendamento das vacinas contra a gripe e Covid-19 para maiores de 80 anos

As pessoas com mais de 80 anos vão poder fazer o auto-agendamento das vacinas contra a gripe e Covid-19 a partir desta terça-feira.

A partir desta terça-feira, os cidadãos com mais de 80 anos que ainda não foram convocados para a vacinação vão poder fazer o auto-agendamento para receberem a vacina contra a gripe a dose de reforço da Covid-19.

À semelhança no que aconteceu com a vacinação primária completa, através deste agendamento online, os utentes podem escolher a data, bem como o local onde pretendem ser inoculados. Caso não exista vaga podem optar por por ficar em lista de espera ou, até, escolherem outro posto de vacinação. Posteriormente, vão receber um SMS para confirmarem o agendamento proposto.

Não obstante, a Direção-Geral da Saúde (DGS) já veio alertar que “poderá haver casos, porém, em que sejam chamados doentes abaixo da faixa que se encontra aberta por já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo”. Além disso, a entidade liderada por Graça Freitas sublinha que processo está dependente da entrega de vacinas, sendo que a DGS estima que a partir de novembro o número de vacinas seja suficiente “para acelerar o ritmo de vacinação”.

A terceira dose da vacina contra a Covid começou a ser administrada a 11 de outubro, a pessoas residentes em lares de idosos e com mais de 80 anos. Quatro dias depois, a administração desta dose de reforço começou a ser dada às restantes pessoas com mais de 80 anos que não estão em lares, sendo que o processo está a realizar-se por faixa etária decrescente e vai abranger todos os utentes com idade igual ou superior a 65 anos.

De referir que na semana passada arrancou a administração simultânea das vacinas contra a gripe e a dose de reforço contra a Covid. Até este sábado, 123 mil pessoas já tinha recebido uma terceira dose ou uma dose adicional da vacina contra a Covid e 279 mil pessoas já tinham sido vacinadas contra a gripe, de acordo com o último balanço realizado pela DGS.

Para o efeito, esta a terceira dose e vacina contra a gripe estão a ser administradas num misto entre centros de saúde e de vacinação. O objetivo é vacinar mais de dois milhões de portugueses com a terceira dose da vacina até dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arranca auto-agendamento das vacinas contra a gripe e Covid-19 para maiores de 80 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião