Autoridade de saúde francesa desaconselha vacina da Moderna para menores de 30 anos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9 Novembro 2021

A autoridade de saúde pública francesa recomenda a vacina da Pfizer para menores de 30 anos, citando riscos "muito raros" de miocardite para esta faixa etária quando dada a vacina da Moderna.

A autoridade de saúde pública de França, a Haute Autorite de Sante (HAS, na sigla em francês), recomendou que as pessoas abaixo dos 30 anos recebam a vacina contra a Covid-19 da Pfizer “quando disponível”, em vez da vacina fabricada pela Moderna. Este aviso surge após um estudo francês citar riscos “muito raros” de miocardite, uma doença cardíaca, que surgiram em dados recentes sobre a dose da Moderna.

“Na população com menos de 30 anos, este risco parece ser cerca de cinco vezes menor com a vacina Comirnaty, da Pfizer, em comparação com a vacina Spikevax, da Moderna”, disse a HAS, que atua como conselheira do setor sanitário francês, no seu parecer publicado na segunda-feira, citado pela Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

A decisão acontece depois de reguladores de vários outros países, como Canadá, Finlândia e Suécia, terem também tomado uma posição mais reticente em relação à vacina da Moderna devido a preocupações de segurança relativas ao coração que afetam os mais jovens.

Segundo a autoridade de saúde pública francesa, a recomendação aplica-se independentemente da utilização da vacina da Moderna como primeira, segunda ou terceira dose (de reforço), sendo válida até que sejam revelados mais dados científicos sobre o assunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoridade de saúde francesa desaconselha vacina da Moderna para menores de 30 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião