Powell vai ter concorrência na nomeação à presidência da Fed

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9 Novembro 2021

Jerome Powell não vai concorrer sozinho ao próximo mandato de quatro anos na presidência da Fed. Vai encontrar pela frente a governadora do banco central dos EUA, a economista Lael Brainard.

A corrida à presidência da Reserva Federal dos EUA (Fed) acaba de ganhar mais uma candidata, além de Jerome Powell que continua disponível para renovar o mandato de quatro anos. Chama-se Lael Brainard e é governadora da Fed desde 2014, após ser nomeada pelo antigo presidente Barack Obama.

Powell e Brainard estiveram, segundo a Bloomberg, na Casa Branca durante a última semana. O mandato de Powell termina em fevereiro próximo e o presidente norte-americano Joe Biden já anunciou que irá decidir a nomeação para a Fed “muito brevemente”.

Brainard é a única democrata a servir na administração da Reserva Federal, estando atualmente responsável por supervisionar a estabilidade financeira e pagamentos na instituição, uma área em que o banco central está agora a inovar através do desenvolvimento de um sistema de transações instantâneas e uma possível moeda digital.

Com um doutoramento na Universidade de Harvard e tendo sido sub-secretária do Tesouro para os Assuntos Internacionais entre 2010 e 2013, Brainard é vista como uma macroeconomista altamente competente e experiente. Além disso, foi co-autora de uma nova linguagem sobre a estratégia de longo prazo da Fed que redefiniu o mandato de pleno emprego.

A economista tem trabalhado com Powell em múltiplas questões e são vistos como tendo opiniões semelhantes acerca de política monetária, mas Brainard defende uma posição mais dura em relação aos grandes bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell vai ter concorrência na nomeação à presidência da Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião