Produção industrial acelera na UE, mas Portugal tem segundo maior recuo

  • Lusa
  • 12 Novembro 2021

Enquanto a produção industrial na União Europeia subiu 5% em setembro, Portugal registou uma queda de 4,8%, a segunda maior entre os países europeus.

A produção industrial acelerou, em setembro, 5,2% na zona euro e 5,0% na UE face ao mesmo mês de 2020, com Portugal a registar o segundo maior recuo (-4,8%) entre os Estados-membros, divulga o Eurostat.

O crescimento homólogo contrasta, por outro lado, com o recuo observado na variação em cadeia, tendo a produção industrial caído 0,2% na zona euro e 0,5% na União Europeia (UE).

De acordo com os dados do gabinete estatístico da UE, as maiores subidas homólogas registaram-se na Irlanda (45,4%), na Bélgica (23,1%) e na Lituânia (19,6%), enquanto os principais recuos se observaram na Eslováquia (-4,9%), em Portugal (-4,8%) e na República Checa (-4,0%).

Face a agosto, a Dinamarca (-5,0%), a República Checa (-3,2%) e a Áustria (-3,0%) apresentaram os maiores recuos e a Estónia (5,3%), a Lituânia (4,3%) e a Bélgica (3,7%), com o indicador a acelerar 1,7% em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial acelera na UE, mas Portugal tem segundo maior recuo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião