Bitwise e Invesco desistem de lançar ETF de bitcoin

A Bitwise desistiu da ideia de lançar um fundo cotado em bolsa para acompanhar a subida e descida dos futuros da bitcoin. Junta-se à Invesco, que abandonou uma ideia semelhante no mês passado.

A gestora de ativos Bitwise desistiu da ideia de lançar um ETF focado na bitcoin. A empresa concluiu que só os encargos da renovação dos contratos futuros sobre o valor da criptomoeda custariam entre 5% a 10% por ano aos investidores, avançou o The Wall Street Journal (acesso pago).

A Bitwise junta-se à Invesco, que também decidiu em outubro desistir de lançar um ETF de bitcoin, de acordo com o mesmo jornal.

Deste modo, o ETF de bitcoin da ProShares, que começou a negociar no mercado no mês passado, mantém-se o único instrumento financeiro deste tipo a negociar em bolsa, sendo que ainda não existe nenhum que detenha diretamente bitcoin, ao invés de instrumentos derivados.

Os ETF são fundos de investimento que transacionam em bolsa como se fossem ações, sendo amplamente usados para acompanhar indiretamente o desempenho de um índice ou setor.

A chegada de um ETF de bitcoin era amplamente aguardada pelos entusiastas das criptomoedas, um desejo que foi cumprido em outubro pela ProShares, depois de a “CMVM” norte-americana não se ter oposto ao lançamento do mesmo. No entanto, as autoridades norte-americanas estão bem mais reticentes quanto à viabilização de um instrumento financeiro que detenha diretamente estes criptoativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitwise e Invesco desistem de lançar ETF de bitcoin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião