Greenvolt cai quase 3%. Energia penaliza PSI-20

A condicionar o desempenho do índice de referência nacional esta sexta-feira estão as cotadas do setor energético, com especial destaque para a Greenvolt, cujos títulos recuam quase 3%.

A bolsa de Lisboa arrancou a última sessão da semana com perdas ligeiras, num dia em que os mercados europeus oscilam entre ganhos e perdas. O PSI-20 está a ser condicionado pelas cotadas ligadas ao setor energético, com a Greenvolt a recuar mais de 2%.

Pela Europa, o Stoxx 600 abriu inalterado, a par com o britânico FTSE 100, enquanto o espanhol IBEX-35 recua 0,2%. Em contrapartida, o alemão DAX e o francês CAC-40 avançam 0,1%. A volatilidade nos mercados europeus surge depois de as praças asiáticas e norte-americanas terem registado um otimismo moderado, na sequência dos receios com a subida da inflação.

Em Portugal, a bolsa abriu a última sessão da semana com perdas ligeiras. O PSI-20 recua 0,08%, para 5.703,010 pontos, depois de na quinta-feira a Altri e o BCP terem sustentado a subida do índice de referência nacional.

A condicionar o desempenho do índice as cotadas do setor energético, com especial destaque para a Greenvolt, cujos títulos recuam 2,81%, para 6,58 euros, a maior queda da sessão. Já a EDP cede 0,55%, para 4,7410 euros, e a EDP Renováveis cai 0,44%, para 22,58 euros. A REN desvaloriza 1%, para 2,475 euros, depois de apresentar resultados.

Em simultâneo, a Galp Energia cede 0,92%, para 8,86 euros, num dia em que o barril Brent, referência para as importações nacionais, cai 0,75% em Londres, para 82,27 dólares.

Em contrapartida, a travar as perdas está a Sonae SGPS, que ganha 2,18%, para 1,031 euros, e a Jerónimo Martins, que soma 0,73%, para 20,83 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenvolt cai quase 3%. Energia penaliza PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião