Atividade económica sobe na segunda semana de novembro

Atividade da economia nacional subiu na segunda semana de novembro, depois de se ter mantido estável desde o final de outubro.

A atividade económica em Portugal subiu na segunda semana de novembro, de acordo com os dados publicados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), depois de se ter mantido estável no início do mês e no final de outubro.

“Na segunda semana de novembro, o indicador diário de atividade económica (DEI) aponta para uma taxa de variação da atividade superior à observada na semana anterior”, refere a instituiição liderada por Mário Centeno, numa nota.

Evolução do indicador diário de atividade económica (DEI) até à segunda semana de novembro.Banco de Portugal

Quanto à taxa bienal do DEI, que compara a atividade económica este ano com o mesmo dia de 2019 (ou seja, antes da pandemia), observa-se que há uma evolução negativa, com o indicador a continuar em terreno negativo, mostram os dados do BdP. Esta taxa bienal é calculada pelo facto de a evolução ser “fortemente influenciada” pelo impacto da pandemia.

Este indicador — DEI — retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa, estando “capacitado para identificar atempadamente alterações bruscas na atividade económica, dada a sua natureza diária e pelo facto de utilizar dados divulgados com um curto desfasamento temporal face ao período de referência”.

Na última avaliação, publicada a 11 de novembro, o DEI apontou para uma estabilização da atividade económica do país na primeira semana de novembro, em linha com a evolução observada no final de outubro.

O DEI é publicado todas as semanas, à quinta-feira, e sintetiza informação de natureza quantitativa e com frequência diária, nomeadamente o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, o consumo de eletricidade e de gás natural, a carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e as compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica sobe na segunda semana de novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião