Testagem gratuita à Covid-19 em farmácias e laboratórios inclui vacinados

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Novembro 2021

"Não faria sentido que a testagem não incluísse também os vacinados", disse Lacerda Sales, lembrando que a "grande maioria" da população (86,5%) está vacinada contra a Covid-19. 

A testagem gratuita nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação incluirá a população vacinada, apontou esta quinta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Em declarações aos jornalistas à margem de uma iniciativa na Fundação Calouste Gulbenkian, o governante sublinhou que “não faria sentido que a testagem não incluísse também os vacinados”, tendo em conta que 86,5% da população – a “grande maioria” – está vacinada contra a Covid-19.

Lacerda Sales garantiu também que o país tem “testes suficientes” na reserva estratégica, sendo que as farmácias serão “obviamente” contempladas com estes e, como tal, “não haverá, com certeza, dificuldades, como não houve na outra fase relativamente a esses testes”. “Temos testes, temos planeamento, temos logística e, portanto, queremos testar mais gente”, concluiu.

Esta manhã, foi publicada uma portaria em Diário da República que prorroga o regime aprovado em junho que prevê novamente a testagem gratuita à Covid-19, a partir de sexta-feira, através de testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação. A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Testagem gratuita à Covid-19 em farmácias e laboratórios inclui vacinados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião