Foram feitos 20 milhões de testes em Portugal desde o início da pandemia

  • ECO
  • 6 Novembro 2021

Em outubro foram realizados cerca de 1,25 milhões de testes de diagnóstico, ou seja mais de 40 mil testes por dia. No entanto, estes dados não incluem os autotestes.

Já foram realizados em Portugal 20 milhões de testes à Covid-19, desde o início da pandemia em março. Só este ano, com uma média diária de cerca de 48 mil testes, foram feitos mais de 70% deste total, revelam os dados da task force da testagem.

“A marca de 20 milhões de testes, alcançada a 4 de novembro de 2021, reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal, desde o início da pandemia, esforço este reforçado a partir de março de 2021 com a implementação do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal”, revela uma nota da task force da testagem enviada às redações.

A task force da testagem, coordenada por Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), revela ainda que em outubro foram realizados cerca de 1,25 milhões de testes de diagnóstico, ou seja mais de 40 mil testes por dia. No entanto, estes dados não incluem os autotestes.

“Estes dados demonstram uma evolução muito positiva da capacidade de testagem no país, através do Serviço Nacional de Saúde, em colaboração com a academia e entidades privadas (laboratórios, farmácias, clínicas e outras entidades)”, refere a mesma nota.

Quanto à tipologia de testes, “realizaram-se cerca de 14,3 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 5,7 milhões de TRAg de uso profissional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foram feitos 20 milhões de testes em Portugal desde o início da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião