Máscara, testes e novas restrições. Madeira entra em estado de contingência este sábado

Madeira vai entrar em estado de contingência à meia-noite de sábado, 20 de fevereiro. Uso de máscara volta a ser obrigatório na rua e em espaços fechados.

A Região Autónoma da Madeira entra à meia-noite de sábado, 20 de novembro, em estado de contingência e com isso vêm novas medidas para os habitantes e visitantes da ilha, numa tentativa de se “salvar” o Natal e o Ano Novo, anunciou o presidente esta quinta-feira. A máscara volta a ser obrigatória e a testagem massiva da população passa a ser possível a cada sete dias. Conheça todas as medidas que entrarão em vigor.

O arquipélago sob a alçada de Miguel Albuquerque deixa de estar em estado de alerta e passa a estado de contingência na madrugada de sábado, na sequência do aumento de casos de coronavírus nos últimos dias, e numa tentativa de evitar um agravamento da situação pandémica na altura do Natal e do Ano Novo, anunciou o presidente, após reunião do Conselho do Governo da Madeira, esta quinta-feira.

Assim, a partir da meia-noite de 20 de novembro (de sexta para sábado), passam a estar em vigor novas medidas, desta vez mais apertadas. A máscara volta a ser obrigatória na rua e em espaços fechados, bem como o distanciamento de 1,5 metros entre pessoas e a desinfeção das mãos.

Até aqui, a testagem massiva da população era possível a cada 15 dias, mas agora passa a ser possível de sete em sete dias. Só com esta testagem e a vacina será possível entrar em restaurantes, eventos de desportivos e culturais, discotecas, jogos e casinos. No acesso a supermercados é obrigatório ter certificado digital ou um teste rápido, o mesmo se aplica a qualquer evento ou serviço na região.

Na conferência de imprensa, Miguel Albuquerque referiu que a Madeira tem 84 mil doses de vacina disponíveis e prontas a serem administradas. O presidente apelou, assim, a que quem não está vacinado o faça assim que possível, referindo que cerca de 58% a 60% dos internados nas unidades de cuidados intensivos não estão vacinados.

Estas medidas foram anunciadas no mesmo dia em que o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) colocou a Madeira na categoria de risco elevado (passou para vermelho) para o novo coronavírus, numa escala que mede a segurança de uma região no que toca a viagens. Em outubro estava na categoria verde e, há duas semanas, recuou para a laranja.

Correção: O estado de contingência na Madeira entra em vigor à meia-noite de sábado, e não no domingo, como indicado anteriormente. Aos leitores, as nossas desculpas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Máscara, testes e novas restrições. Madeira entra em estado de contingência este sábado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião