Telecom Italia dispara 26% após receber oferta de 10,8 mil milhões do fundo KKR

  • ECO
  • 22 Novembro 2021

Fundo americano oferece 10,8 mil milhões de euros pela operadora italiana, mas o maior acionista, a Vivendi, deverá rejeitar a proposta. Governo italiano também já reagiu.

O fundo americano KKR apresentou uma proposta no valor de 10,8 mil milhões de euros pela Telecom Italia (TIM), tendo o objetivo de retirar a maior operadora de telecomunicações italiana da bolsa.

A TIM anunciou ao mercado que foi estabelecido um preço indicativo de 0,505 euros por ação, o que representa um prémio de 45,7% em relação ao valor das ações ordinárias na sexta-feira. A KKR oferece o mesmo valor pelas saving shares da TIM.

Em reação à oferta da KKR, as ações da TIM estão a disparar 26% para 0,4373 euros na bolsa de Itália. O setor das telecom está a ser também impulsionado por esta notícia e no PSI-20 a Nos avança 1,37% para 3,392 euros.

“O setor das telecoms está animado com a proposta da KKR à Telecom Italia e que fazem a empresa ganhar mais de 25%, apesar de notícias de que a Vivendi, a sua maior acionista, se pode opor à oferta“, afirmam os analistas da equipa de mercados do BCP numa nota aos clientes.

A administração da TIM, liderada pelo antigo responsável do Banco de Itália, Salvatore Rossi, esteve reunida durante várias horas no domingo para discutir a proposta e no comunicado publicado após esse encontro não deixou qualquer indicação sobre se irá apoiar a abordagem do fundo de investimento.

Notou que a KKR ter uma abordagem “amigável” e que procurava o apoio da empresa e também do Governo italiano.

O Tesouro italiano apenas referiu que o interesse estrangeiro em empresas italianas “é uma notícia positiva para o país” e que o mercado avaliará a credibilidade do plano da KKR caso se concretize.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telecom Italia dispara 26% após receber oferta de 10,8 mil milhões do fundo KKR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião