Desemprego registado desce pelo sétimo mês consecutivo

Em outubro, houve um decréscimo de 12,9% face ao mesmo mês de 2020 e de 2,1% face a setembro de 2021 do número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair em outubro, sendo este o sétimo mês consecutivo em que se verificaram quebras nesse universo. De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, em causa está um decréscimo de 12,9% face ao mesmo mês de 2020 e um recuo de 2,1% face a setembro de 2021.

“No fim do mês de outubro de 2021, estavam registados, nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 351.667 indivíduos desempregados. O total de desempregados registados no país foi inferior ao verificado no mesmo mês de 2020 (-51 887 ; -12,9%) e, no mesmo sentido, face ao mês anterior (-7 481 ; -2,1%)”, explica o IEFP, na nota agora publicada.

O número de desempregados verificado em outubro é o mais baixo desde março de 2020, o que significa que o mercado de trabalho está a caminho de recuperar do impacto da pandemia e regressar aos níveis pré-Covid-19.

A nível regional, e em termos homólogos, outubro foi sinónimo de uma redução do desemprego registado em todas as regiões do país, com destaque para o Algarve (-28,1%) e para a Madeira (-19,3%). Já em cadeia, a maioria das regiões registou um decréscimo no desemprego, mas no Algarve e no Alentejo o universo de desempregados inscritos nos centros do IEFP aumentou (+6,1% e +2,4%, respetivamente).

Por outro lado, o desemprego registado encolheu em termos homólogos em todos os setores de atividade, face a outubro de 2020, tendo o setor do alojamento, restauração e similares — um dos mais castigados pela crise pandémica e pelas restrições a ela associadas — verificado uma redução de 0,7% em cadeia e de 25,6% em termos homólogos. Já em cadeia, o setor agrícola registou uma subida de 2,7% relativamente ao mês anterior do desemprego.

Além disso, em outubro, as ofertas captadas aumentaram 12,5% face a outubro de 2020, para 12.889 ofertas. “As colocações realizadas durante o mês de outubro de 2021 totalizaram 8.012 em todo o país. Este número é superior ao verificado em igual período de 2020 (+1 038; +14,9%) e inferior ao mês anterior (-899; -10,1%)”, avança o IEFP.

Para mitigar o impacto da Covid-19 no mercado de trabalho, o Governo lançou uma série de medidas extraordinárias, como o lay-off simplificado e o apoio à retoma progressiva, apoios que ainda estão em vigor, embora com condições de acesso mais apertadas do que no pico da crise sanitária.

(Notícia atualizada às 10h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego registado desce pelo sétimo mês consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião