Ministério Público faz buscas ao FC Porto e a empresários da indústria do futebol

  • ADVOCATUS
  • 22 Novembro 2021

O Ministério Público está a fazer buscas à sede da SAD do FC Porto e a casas de empresários ligados ao futebol.

A sede da SAD do FC Porto e casas de empresários ligados à indústria do futebol, como Pedro Pinho e Alexandre Pinto da Costa, estão a ser alvos de buscas esta segunda-feira por parte do Ministério Público, noticiou a revista Sábado (acesso pago) e confirmou o Ministério Público. Estão em causa factos ocorridos pelo menos desde 2017 até ao presente, com forte dimensão internacional e que envolvem operações de pagamento de comissões de mais de 20 milhões de euros.

O DCIAP referiu que as diligências de recolha de prova visam investigar a suspeita de prática de crimes de fraude fiscal, burla, abuso de confiança e branqueamento, relacionados com transferências de jogadores de futebol e com circuitos financeiros que envolvem os intermediários nesses negócios.

“No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal cuja investigação se encontra a cargo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e conta com a estreita colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP), foram cumpridos, no dia de hoje, 33 mandados de busca, principalmente no Porto e em Lisboa, abrangendo instalações de sociedades, incluindo uma SAD e uma instituição bancária, bem como diversas residências“, referiu o DCIAP.

Na execução das buscas participaram 85 elementos da Inspeção Tributária da AT e da PSP, bem como magistrados do Ministério Público. O inquérito encontra-se em segredo de justiça.

Entre os negócios referidos pela Sábado está a compra e venda do jogador Éder Militão, uma transferência que ascendeu aos 50 milhões de euros e que gerou uma mais-valia, segundo o clube, de 28.437.285 euros. Estão ainda a ser investigadas várias transferências desportivas que podem não ter sido declaradas ao fisco.

A Revista avançou também que já estarão identificados há muito contratos alegadamente fictícios de várias compras e vendas de direitos desportivos. A equipa da Autoridade Tributária já produziu vários relatórios de análise sobre alguns destes negócios.

(Notícia atualizada com declarações do DCIAP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público faz buscas ao FC Porto e a empresários da indústria do futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião