Ex-deputada do CDS Ana Rita Bessa é a nova CEO da LeYa Portugal

Isaías Gomes Teixeira, Tiago Morais Sarmento e Pedro Marques Guedes mantêm-se com funções não executivas na gestão do grupo que inclui as editoras D. Quixote, ASA, Caminho, Texto ou Oficina do Livro.

A ex-deputada do CDS-PP, Ana Rita Bessa, é a nova CEO da LeYa Portugal, substituindo no cargo Isaías Gomes Teixeira, anunciou esta segunda-feira o grupo editorial. A nova presidente executiva, de 48 anos, tinha sido diretora da LeYa Educação entre 2010 e 2015.

Isaías Gomes Teixeira, que até agora atuava como CEO, bem como Tiago Morais Sarmento e Pedro Marques Guedes, até agora, respetivamente, COO e CFO da LeYa SA, passam a administradores não-executivos. Isaías Gomes Teixeira mantém-se como presidente do conselho de administração.

Licenciada em Economia e com mestrado em Ciências Educativas, a nova CEO do grupo editorial — além de Portugal, tem também operações em países africanos de expressão portuguesa e uma outra no Brasil, de ensino universitário à distância — foi deputada nas duas últimas legislaturas pelo CDS-PP, tendo feito a sua última intervenção parlamentar, a 30 de setembro, e falado nessa altura de um “bom combate”.

O grupo — que inclui editoras como D. Quixote, a ASA, a Caminho, a Oficina do Livro, a Casa das Letras, a Gailivro e a Texto — foi comprado em 2019 anos por Isaías Gomes Teixeira, Tiago Morais Sarmento e Pedro Marques Guedes (passando a deter 50,1%), apoiados pelo fundo de investimento Atena Equity Partners. Adquiriram a totalidade do grupo aos ingleses da Trilantic Capital Partners, acionista desde 2010 e que, desde julho de 2018, detinha a totalidade do capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-deputada do CDS Ana Rita Bessa é a nova CEO da LeYa Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião