5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 7 Dezembro 2021

Esta terça-feira é dia de Ecofin, no qual participam João Leão e João Nuno Mendes. Já o Conselho Nacional do PSD reúne-se para decidir se o partido concorre às legislativas sozinho ou em coligação.

O ministro das Finanças, João Leão, e o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, continuam em Bruxelas para participar, esta terça-feira, no Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin). A Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) vai às urnas eleger o próximo bastonário e restantes órgãos, enquanto decorre o Conselho Nacional do PSD para decidir se o partido concorre às legislativas sozinho ou coligado. Serão ainda divulgados os números relativos à produção industrial nacional em 2020, bem como o PIB e o emprego ao nível da Zona Euro e dos 27 países da União Europeia.

PSD decide se concorre às legislativas sozinho ou em coligação

A Comissão Política Nacional e o Conselho Nacional do PSD reúnem-se esta terça-feira para decidir se o partido concorre às eleições legislativas de 30 de janeiro sozinho ou em coligação, que, segundo o líder Rui Rio, só poderá estender-se ao CDS e/ou ao PPM.

Dia de eleições na Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução

Esta terça-feira decorrem eleições para os órgãos que compõem a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE). O atual bastonário, José Carlos Resende, é recandidato a mais um mandato de quatro anos à frente da entidade que lidera desde 2018, ano em que venceu com 53,7% dos votos. Pela frente, terá Paulo Teixeira, que já foi o número dois da lista atualmente em funções.

João Leão e João Nuno Mendes participam no Ecofin

Um dia depois da reunião do Eurogrupo, o ministro das Finanças, João Leão, e o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, participam esta terça-feira com os seus homólogos da União Europeia no Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN). O destaque do encontro passa pela adoção de uma orientação geral sobre a atualização das regras relativas à redução das taxas do IVA.

Como evoluiu o PIB e o emprego durante o terceiro trimestre na Zona Euro?

O Eurostat divulga esta terça-feira os dados mais completos do PIB e do emprego relativos ao terceiro trimestre, quer ao nível da Zona Euro, quer ao nível dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE). Entre abril e junho, o PIB da Zona Euro subiu 2,2%, enquanto o emprego melhorou em 0,7%. A economia portuguesa representou o segundo maior crescimento da UE nesse período, face ao trimestre anterior, tendo registado um aumento do PIB de 4,9%.

INE revela dados da produção industrial em 2020

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta terça-feira os dados sobre a produção industrial do país no ano passado. Em 2019, o total de vendas de produtos e prestação de serviços na indústria aumentou apenas 2,7%, o que representou um desaceleramento face a 2018, ano em que registou uma subida de 7,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião