EID ganha contrato de 8,5 milhões de euros com Exército para sistema de comunicações
Empresa portuguesa de comunicações (EID) revelou que vai fornecer um sistema de última geração às forças de infantaria do Exército Português no valor de 8,5 milhões de euros.
A empresa portuguesa de comunicações de defesa (EID) revelou esta quinta-feira que ganhou um contrato do Exército Português no valor de 8,5 milhões de euros para fornecimento de um sistema de última geração destinado às forças de infantaria.
O sistema, chamado “Soldado do Futuro”, com desenvolvimento e produção em Portugal, abrange “uma gama completa de equipamentos de comunicação de voz e dados de alta tecnologia”, incluindo “rádios pessoais e de secção, terminais de dados e um integrador de dados e energia”, explica a EID em comunicado, sendo que, adicionalmente, pode integrar outros sensores externos que fazem parte do equipamento dos soldados.
E prossegue: “Completamente digitalizado, o seu sistema modular permite flexibilidade operacional e pode ser adaptado a situações e missões variadas, requisitos de todos os escalões de infantaria, permitindo a transmissão de voz e dados de forma segura e resiliente”.
Este sistema será ainda “totalmente compatível” com outros equipamentos de comunicações já em serviço no Exército Português, prevendo capacidade evolutiva futura, lê-se no comunicado.
A EID refere ainda que, através do terminal de dados, o sistema permite a “troca de dados em tempo real” entre os diferentes soldados da infantaria, o “veículo da secção” e “outras redes relevantes”, vitais para o conhecimento da situação no terreno.
Assim, com o “Soldado do Futuro” será possível trocar mensagens durante as missões e saber o posicionamento em tempo real de cada soldado no terreno.
Trata-se de um passo importante no processo de modernização do Exército Português, um “Exército focado e comprometido em ser credível, moderno e atrativo, com grande prontidão e competência”, salienta a empresa.
O presidente executivo da EID, Frederico Lemos, realçou que a empresa está “muito orgulhosa” com a conquista deste contrato com o Exército Português, após um “processo tão competitivo”.
“Esta solução de comunicações integradas irá aumentar significativamente a consciência situacional do soldado no terreno e proporcionar um maior comando e controlo às unidades do Exército, não só melhorando o seu desempenho, como a sua proteção”, disse o gestor.
Considerou ainda que equipar o Exército Português com este sistema de infantaria de última geração é um “marco importante”.
A EID faz parte da Cohort plc desde 2016, é uma empresa de tecnologia militar que tem a sua sede em Portugal e possui um vasto know-how e experiência nas áreas da eletrónica, comunicações e ‘comando & controlo’.
Além disso, a empresa está focada no ‘design’, fabrico e fornecimento de equipamentos e sistemas avançados e de alto desempenho para a comunidade de defesa mundial.
A EID está ativa em vários países a nível mundial, com clientes na Europa, África, América do Sul, Médio Oriente e na região da Ásia-Pacífico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EID ganha contrato de 8,5 milhões de euros com Exército para sistema de comunicações
{{ noCommentsLabel }}